Resenha com Arte - Escola Firjan SESI

Resenha com Arte

Estão encerradas as inscrições para o Resenha com Arte 2022, projeto que promove um mergulho no universo das artes visuais, através de aulas on-line e concurso cultural. Foram 350 vagas divididas entre estudantes de turmas do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano) e do Ensino Médio da Escola Firjan SESI, além de alunos dos Cursos de Aprendizagem da Firjan SENAI.

Confira aqui o regulamento.
- Edital de prorrogação

Nesta terceira edição do projeto, o tema é “100 Anos da Semana de Arte Moderna de 22”, com foco nas influências dos artistas modernistas da cultura brasileira. É possível se candidatar em uma das seguintes categorias: “Arte Digital”, “Audiovisual”, “Desenho/Pintura” e “Fotografia Digital”.

Tudo isso para inspirar, engajar e provocar a criatividade dos alunos. Com essa experiência, eles poderão criar, compreender e investigar as possibilidades das artes visuais na cultura, no cotidiano e na sociedade.

Serão selecionados e divulgados 14 trabalhos artísticos. Além disso, haverá premiações de mesas digitalizadoras, câmeras digitais e máquinas fotográficas (mais detalhes no regulamento).

Arte Digital

Audiovisual

Desenho/Pintura

Fotografia Digital

Como funciona o programa

Nas escolas Firjan SESI, a arte é uma ferramenta indispensável para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, unindo a combinação de linguagens e facilitando a interação do aluno com diferentes visões do mundo.

O objetivo das oficinas do Resenha com Arte é potencializar a criatividade e sensibilidade dos alunos através da experiência artística. As salas de discussão promovem reflexões sobre temas de interesse e no contexto atual. Além disso, os alunos recebem materiais inspiradores para desenvolvimento dos trabalhos artísticos. Ao final do período da atividade, os alunos criam os seus trabalhos e concorrem a prêmios.

Clique aqui e veja como foi a cerimônia de premiação do Resenha com Arte 2020.

Em 2022 o projeto disponibilizou também vagas para estudantes da rede pública das cidades de Barra Mansa, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé. Essa é a primeira, vez desde sua criação, há dois anos, que o Resenha com Arte ultrapassa as fronteiras das Escolas Firjan SESI e passa a ser direcionado para outras instituições de ensino.

Categorias

As inscrições para a edição do Resenha com Arte, exclusiva para alunos do Ensino Médio de escolas públicas, estão encerradas. 

Confira a relação de inscritos:

Com aulas 100% on-line, o Resenha com Arte 2022 tem como tema a Semana de Arte Moderna de 1922, que completa um século este ano. O objetivo desta edição é potencializar a criatividade, a sensibilidade e a reflexão dos estudantes através das artes visuais, com profissionais especializados em Desenho/Pintura, Fotografia Digital e Arte Digital.

As vagas são limitadas e preenchidas considerando a ordem de inscrição. Confira o edital com o regulamento.

Esta edição do projeto conta com a parceria da Seeduc – Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.