Ensino Médio com Curso Técnico - Escola Firjan SESI

Ensino Médio com Curso Técnico e foco em tecnologia. Desenvolvendo competências para a vida e o trabalho do futuro

Olhar para o futuro é buscar uma educação de qualidade, que seja voltada para o desenvolvimento tecnológico e que deixe o aluno pronto para qualquer desafio. Por isso, a Escola Firjan SESI está fortalecendo a sua proposta de unir o Ensino Médio com o Curso Técnico da Firjan SENAI, preparando os jovens para os desafios de tecnologia do futuro, sem perder de vista uma formação plural e humana que desenvolva competências para a vida e permita aos estudantes escolherem seu caminho profissional. 

Desde 2020, os estudantes que ingressarem no 1º ano passaram a ter como única modalidade o Ensino Médio articulado com Curso Técnico. O curso agora é gratuito e o acesso através de edital com processo seletivo. Acompanhe nesta página a divulgação de informações sobre o próximo edital.


Quem pode participar

Reforçando seu compromisso com a indústria e com a sociedade, a Escola Firjan SESI adota alguns critérios para entrada no 1º ano do Ensino Médio:

  • O estudante precisa ter renda familiar mensal de no máximo 1,5 salários mínimos per capita. É necessário apresentar uma autodeclaração de renda.
  • Há prioridade para o candidato que seja dependente de industriário ou ex-industriário (com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital) ou aluno do 9º ano da Escola Firjan SESI. O processo também pode ser realizado pela comunidade em geral. 
  • O candidato realiza uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Alunos que já estão na Escola Firjan SESI

Os novos critérios são válidos também para todos os alunos que cursam o Ensino Fundamental da Escola Firjan SESI, ou seja, a entrada no 1º ano do Ensino Médio só pode ocorrer através do edital.

Os alunos matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental têm prioridade na classificação para as turmas de Ensino Médio, mas precisam atender ao critério de renda familiar e serem aprovados no processo seletivo, conforme o edital.

Os alunos do Ensino Médio da Escola Firjan SESI que cursam o 2º ou o 3º ano (em 2020) e o 3º ano (em 2021) permanecem no programa anterior, sem edital, até a conclusão. 

Disciplinas do currículo de base nacional comum

O currículo da Escola Firjan SESI para os estudantes do Ensino Médio apresenta disciplinas do currículo nacional de forma contextualizada, com foco na busca de soluções para problemas reais.

Além de possibilitar ao aluno uma formação diferenciada, saindo preparado para ser bem-sucedido nos mais diversificados ambientes de trabalho, construindo o protagonismo sobre o seu futuro, buscamos desenvolver nele o pensamento crítico e aperfeiçoar habilidades para a realização pessoal e acadêmica, a partir de escolhas éticas e responsáveis.

Disciplinas 1º Ano 2º Ano 3º Ano
Currículo Nacional Linguagens Língua Portuguesa X X X
Redação X X X
Literatura X X X
Língua Estrangeira (Inglês) X X X
Educação Física X X X
Arte X X X
Matemática Matemática X X X
Ciências Humanas História X X X
Geografia X X X
Filosofia X X X
Sociologia X X X
Ciências da Natureza Biologia X X X
Física X X X
Química X X X

.

Ações voltadas para o Enem

O desempenho dos nossos alunos do Ensino Médio no principal exame de acesso às universidades é uma das nossas prioridades. Por isso buscamos sempre ampliar as nossas ações para ajudá-los a alcançar suas metas:

  • Aplicação de simulados e análise dos resultados, buscando identificar as competências e habilidades que necessitam de atenção;
  • Construção de materiais de apoio para professores e alunos;
  • Carga horária diferenciada;
  • Construção de planos de melhoria personalizados a partir da análise de resultados.

Conheça as Escolas Firjan SESI que oferecem Ensino Médio com Curso Técnico da Firjan SENAI:

Unidades SESI-RJ e SENAI-RJ Curso Opções de CT Forma
SESI-RJ E SENAI-RJ
Barra Mansa
Ensino Médio CT Segurança do Trabalho
CT Logística
EAD
SESI-RJ E SENAI-RJ
Duque de Caxias
Ensino Médio CT Automação
CT Petroquímica
Presencial
Ensino Médio CT Automação
CT Petroquímica
Presencial
SESI-RJ E SENAI-RJ
Jacarepaguá
Ensino Médio CT Automação
CT Manutenção Automotiva
Presencial
Ensino Médio CT Jogos Digitais
CT Manutenção Automotiva
Presencial
SESI-RJ E SENAI-RJ
Macaé
Ensino Médio CT Automação
CT Logística
Presencial
Ensino Médio CT Automação
CT Logística
Presencial
SESI-RJ E SENAI-RJ
Maracanã
Ensino Médio CT Informática
CT Jogos Digitais
CT Comunicação Visual
Presencial
Ensino Médio CT Informática
CT Multimídia
CT Comunicação Visual
Presencial
SESI-RJ E SENAI-RJ
Nova Iguaçu
Ensino Médio CT Automação
CT Logística
Presencial
SESI-RJ E SENAI-RJ
Nova Friburgo
Ensino Médio CT Mecatrônica
CT Eletrotécnica
Presencial
SESI-RJ E SENAI-RJ
Petrópolis
Ensino Médio CT Automação
CT Eletrotécnica
Presencial
SESI-RJ E SENAI-RJ
Resende
Ensino Médio CT Mecatrônica
CT Desenvolvimento de Sistemas
Presencial
Ensino Médio CT Mecatrônica
CT Desenvolvimento de Sistemas
Presencial
SESI-RJ E SENAI-RJ
São Gonçalo
Ensino Médio CT Automação
CT Informática
Presencial
SESI-RJ E SENAI-RJ
Volta Redonda
Ensino Médio CT Segurança do Trabalho
CT Logística
EAD

.

Dúvidas

Não. A partir de 2020 o ingresso no 1º ano do Ensino Médio ocorre através de edital, com o curso passando a ser gratuito. Os estudantes atualmente matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental têm prioridade na classificação para as turmas, mas precisam atender ao critério de renda familiar e serem aprovados no processo seletivo, conforme o edital. Veja mais informações.

O estudante precisa ter renda familiar mensal de no máximo 1,5 salários mínimos per capita. É necessário apresentar uma autodeclaração de renda. O edital prevê prioridade para o candidato dependente de industriário ou ex-industriário (com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital) e para o aluno que cursa o 9º ano da Escola Firjan SESI. O candidato realiza uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Veja mais informações.

Não, os alunos do Ensino Médio da Escola Firjan SESI que cursam o 2º ou o 3º ano (em 2020) e o 3º ano (em 2021) permanecem no programa anterior, sem edital, até a conclusão. A partir de 2022, todas as turmas do Ensino Médio passam a ser preenchidas através do edital.

Não, pois essa é uma formação em Nível Médio, que depois de concluída, possibilita, também, escolhas para ingresso em cursos de Nível Superior. A diferença aqui é que o aluno ganha um diferencial frente a outras pessoas, pois o diploma de curso técnico permite que o aluno ingresse imediatamente no mercado de trabalho.

O curso do Ensino Médio da Escola Firjan SESI com Curso Técnico da Firjan SENAI oferece todas as disciplinas do currículo de base nacional comum, além de disciplinas diversificadas, que permitem ao aluno construir seus conhecimentos de forma significativa. Uma dessas disciplinas é “Vivências no Mundo do Trabalho”, onde o professor organiza visitas técnicas e culturais, entre outras atividades, para ampliar o conhecimento do aluno sobre as questões profissionais. Já no curso técnico, o aluno estuda disciplinas voltadas para as áreas de recursos humanos, educação ambiental, inglês técnico, entre outras. Por fim, para que esta formação seja completa e com qualidade é preciso cumprir a carga horária que os dois cursos exigem. Por isso, o estudo em tempo integral é fundamental.Veja mais informações.

Ao fim do curso, o aluno recebe um certificado da Educação Básica da Escola Firjan SESI e um diploma do Curso Técnico da Firjan SENAI. O Ensino Médio da Escola Firjan SESI com o Curso Técnico da Firjan SENAI é uma formação com duas certificações, que facilita a vida escolar do aluno, evitando o deslocamento entre ambientes de estudo diferentes.

Além das aulas teóricas, os cursos técnicos oferecem materiais, laboratórios e oficinas de altíssima qualidade, para que os alunos aprendam e apliquem na prática todos os conhecimentos.



Veja os vídeos no canal da Firjan SENAI no YouTube e conheça melhor os cursos técnicos.