Fundamental - 1ª etapa - Escola Firjan SESI

Vagas para estudantes de baixa renda

Confira o edital gratuito com inscrições abertas para o Ensino Fundamental.

Ensino Fundamental – 1ª Etapa: alfabetização como produção do conhecimento pessoal e coletivo

A Escola Firjan SESI busca formar pessoas, numa concepção humanística e personalizada, de maneira a participar na sociedade como cidadão pleno, ativo e transformador. No Ensino Fundamental – 1ª Etapa, além das disciplinas do Currículo Nacional Comum, são oferecidas disciplinas diversificadas, para tornar o processo educativo ainda mais completo.

As aulas são oferecidas de segunda a sexta, nos turnos da manhã ou tarde, e têm duração total de quatro horas e meia. O número de alunos por turma é reduzido para garantir a aprendizagem e a qualidade do ensino.

Disciplinas 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano
Currículo Nacional Linguagens Língua Portuguesa X X X X X
Arte X X X X X
Educação Física X X X X X
Matemática Matemática X X X X X
Ciências Humanas História X X X X X
Geografia X X X X X
Ciências da Natureza Ciências X X X X X
Parte Diversificada Educação Tecnológica X X X X X
Inglês X X X X X

.

Dúvidas

Sim. O dever de casa ajuda a família a acompanhar de perto o que seu filho está estudando. Além disso, o aluno aprende a ter autonomia ao fazer as tarefas sozinho e revendo o que foi discutido em sala de aula.

Assim como toda escola, a Escola Firjan SESI também avalia seus alunos. Mas não apenas mediante uma prova.

Por meio de diferentes processos, a avaliação é feita durante todo o ano letivo.

Na Educação Infantil, o avanço do aluno é registrado desde o primeiro dia de aula. Já o Ensino Fundamental conta com trabalhos individuais e coletivos, pesquisas, provas, participação em eventos, atividades e aulas. Tudo isso, ao fim do ano, mostra o desempenho de cada aluno.

Na Escola Firjan SESI, o estudante é avaliado de maneira global e não apenas por um teste aplicado de forma isolada.

A Escola Firjan SESI trabalha com as disciplinas do currículo de base nacional comum estabelecido pelo MEC e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Na Escola Firjan SESI, o estudante tem a possibilidade de construir conhecimentos que envolvem diferentes conceitos, que despertem sua curiosidade e seu interesse. A única diferença é que na Escola Firjan SESI ele aprende de maneira contextualizada, pelo estímulo do raciocínio e do desenvolvimento do senso crítico.