Metodologia da Escola Firjan SESI - Escola Firjan SESI

Uma escola diferenciada, que motiva o aluno a investigar caminhos, levantar hipóteses e construir conhecimento

Nossa metodologia é diferenciada e baseada em três pilares: no sociointeracionismo, no desenvolvimento de competências e na cultura do "faça você mesmo". Acreditamos no uso da tecnologia para gerar conhecimento, desenvolver a autonomia, fortalecer o senso crítico e estimular o potencial dos estudantes, levando-os a pensar, a fazer suas próprias escolhas e a assumir o protagonismo de suas vidas.

Adotamos uma abordagem interdisciplinar, ou seja, que possibilita que as quatro áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) estejam conectadas. Isso permite ao estudante ampliar a sua visão, analisando uma mesma questão sob diferentes perspectivas, conectando o que ele aprende na escola com a realidade que o rodeia.

A metodologia também ajuda a construir um ambiente propício à experimentação e à colaboração. O desenvolvimento de trabalhos e projetos possibilita a interação entre os estudantes, e entre eles e o meio, sempre com a mediação de um professor. Conheça mais detalhes sobre a metodologia:

O aluno aprende a pensar de forma diferente

Na Escola Firjan SESI as aulas são colaborativas, experimentais e contextualizadas a partir de temas atuais. Nossa proposta pedagógica possui diferenciais que estimulam a criatividade dos alunos para a resolução de problemas:

  • Sociointeracionismo: o objetivo desse princípio é desenvolver o indivíduo através da interação com o meio no qual ele está inserido. Por isso, o aluno é estimulado a interagir, a experimentar, a dialogar e a trocar conhecimento.
  • Desenvolvimento de competências: aqui o conteúdo é colocado a serviço de propósitos. O aprendizado é mais significativo quando podemos mobilizar os conhecimentos para identificar e solucionar problemas de forma eficaz.
  • Educação Maker: As ações de Educação Maker têm como objetivo impulsionar a aprendizagem dos alunos a partir da criatividade, do senso estético e da cultura digital. Com a Educação Maker, desenvolvemos a criatividade e a engenhosidade, propondo a construção de protótipos variados, utilizando recursos diversos, como solução para problemáticas cotidianas e interdisciplinares. 
  • Robótica educacional: desenvolvida na rede de Escolas Firjan SESI como parte integrante do currículo do Ensino Fundamental, e com ações de incentivo à participação em torneios do gênero em todos os segmentos de ensino. Isso permite:
    - Potencializar o conhecimento científico e tecnológico;
    - Fundamentar o raciocínio lógico, o pensamento computacional e as competências do século XXI;
    - Alinhar as atividades à perspectiva STEAM e à solução de problemas;
    - Promover o desenvolvimento das competências socioemocionais;
    - Ampliar os conceitos de montagem e programação.
  • Programa Firjan SESI Matemática: foi lançado em 2012, alinhado ao currículo nacional do MEC, e associa tecnologia a práticas educacionais modernas, em uma metodologia que associa gamificação, investigação e criticidade para dar à matemática uma perspectiva instigante e desafiadora.

.

Uso de plataformas digitais como apoio para a aprendizagem do aluno

Na Escola Firjan SESI, a tecnologia é uma ferramenta de suporte ao processo educativo. O uso de plataformas digitais ajuda o estudante a se desenvolver de maneira prática e autônoma, além de auxiliar a equipe pedagógica na identificação de lacunas de aprendizagem, de maneira individualizada.

  • Geekie: plataforma de estudos para o ENEM, com atividades personalizadas para cada aluno, acesso a vídeos, textos e tarefas em grupo. A plataforma também proporciona feedback sobre o desempenho do estudante.
  • Mangahigh: plataforma online, com jogos integrados ao currículo da Escola Firjan SESI, que torna o ensino da matemática muito mais dinâmico e instigante.

Robótica Educacional

A Robótica Educacional é desenvolvida na rede de Escolas Firjan SESI como parte integrante do currículo do Ensino Fundamental, e com ações de incentivo à participação em torneios do gênero em todos os segmentos de ensino. Isso permite:

  • Potencializar o conhecimento científico e tecnológico;
  • Fundamentar o raciocínio lógico, o pensamento computacional e as competências do século XXI; - Alinhar as atividades à perspectiva STEAM e à solução de problemas;
  • Alinhar as atividades à perspectiva STEAM e à solução de problemas;
  • Promover o desenvolvimento das competências socioemocionais;- Ampliar os conceitos de montagem e programação.

Ações voltadas para o ENEM

O desempenho dos nossos alunos de nível médio no principal exame de acesso às universidades é uma das nossas prioridades. Por isso, buscamos sempre ampliar as nossas ações para ajudá-los a alcançar suas metas:

  • aplicação de simulados e análise dos resultados, buscando identificar as competências e habilidades que necessitem de atenção;
  • construção de materiais de apoio para professores e alunos;
  • carga horária diferenciada;
  • construção de planos de melhoria personalizados a partir da análise de resultados.

Quer saber mais detalhes sobre o nosso programa pedagógico? Navegue pelo conteúdo de Educação Infantil, Ensino Fundamental - 1ª Etapa, Ensino Fundamental - 2ª Etapa e Ensino Médio com Curso Técnico para conhecer a organização curricular com as disciplinas das quatro áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).