Volta às aulas: como ser mais produtivo nos estudos? - Escola Firjan SESI

Nessa época de volta às aulas, é importante refletir sobre certos pontos que são cruciais no aumento da produtividade dos alunos. Depois de um longo período de férias, é normal que os jovens fiquem perdidos e precisem de tempo e ajuda para criar uma rotina de estudos.

Liana Bueno de Oliveira, gerente de educação básica da Firjan SESI, compartilhou algumas dicas para que os alunos consigam se organizar e ser mais produtivos no retorno às aulas.

- Escolha um ambiente adequado

A primeira dica para você conseguir ampliar a sua produtividade é achar um local adequado para estudar. Em casa, procure um ambiente sem distrações e barulhos. Se esse local estiver desorganizado com pilhas de papéis e livros, por exemplo, busque retirar tudo aquilo que você não vai utilizar nos seus estudos.

Se possível, escolha uma cadeira confortável para realizar suas tarefas. Caso você não consiga achar um local ideal na sua casa, procure outras soluções, como estudar em uma biblioteca. Nas Escolas Firjan SESI, inclusive, esses espaços estão totalmente disponíveis para os alunos. Basta conferir os horários com as coordenações pedagógicas.

- Estabeleça uma lista de tarefas

Elencar tudo o que precisa ser feito é essencial. Com uma lista de tarefas, o aluno sabe exatamente o que precisa realizar e, assim, não se esquece de nada.

Uma boa lista de tarefas vai te auxiliar a ser mais produtivo e iniciar a execução das atividades que precisam de uma atenção maior ou que exigem mais tempo.

- Defina suas prioridades

Após definir a lista de tarefas, é preciso determinar as prioridades. Estabelecer objetivos e prioridades é uma ótima forma de aumentar a produtividade nos estudos.

Naturalmente, existe a tendência de colocar atividades menos prazerosas por último na lista de afazeres. Muitas vezes, essa atitude acaba atrapalhando o estudante. Por isso, é importante colocar, no topo da lista, as atividades que exigem mais tempo ou as tarefas mais complicadas. Assim, fica mais fácil de concluir as outras que são mais prazerosas.

- Utilize um planner

O planner é o melhor amigo do estudante. Ele auxilia na organização de por onde começar a realizar suas tarefas. Através dele, o aluno consegue visualizar tudo aquilo que já realizou ou ainda precisa fazer na semana ou no mês.

Existem diversos modelos de planner. Tanto digitais, quanto impressos. Caso o aluno não possa ou não queira adquirir o programa, ele pode facilmente criar o seu gratuito em alguma plataforma. Aplicativos como o Canva, Notion, Trello, Microsoft Planner podem ajudar nesse processo.

O planner pode englobar tanto a vida profissional como a pessoal. Ele serve como organizador de tarefas e rotinas. É uma excelente ferramenta para aumentar a produtividade nos estudos.

- Faça intervalos de estudo

As pausas no estudo são essenciais para que o aluno tenha momentos de relaxamento para o corpo e a mente. Estabelecer intervalos, durante as atividades, é uma ótima alternativa para conseguir focar na sequência de tarefas listadas.

Um dos métodos mais famosos de produtividade no mundo é a Técnica Pomodoro. Ela foi desenvolvida em 1980 pelo italiano Francesco Cirillo e consiste em, basicamente, seis passos:

1. Liste as tarefas a serem feitas e decida em qual você vai focar nos próximos 25 minutos;

2. Comece a contar os 25 minutos em um cronômetro;

3. Trabalhe durante os 25 minutos em uma determinada tarefa;

4. Pare quando o tempo expirar e faça uma marquinha em um papel;

5. Descanse 5 minutos, caso tenha menos de 4 marcações no papel;

6. Após 4 marcações no papel aumente as suas pausas. Descanse de 10 a 30 minutos.

Essa técnica auxilia a gerenciar o tempo, dividindo as demandas em períodos de 25 minutos separados por pequenos intervalos. Há diversas vantagens de utilizar a Técnica Pomodoro. Ela alivia a ansiedade, aumenta o foco e a concentração, amplia a motivação e a determinação para atingir os objetivos.

A Firjan SESI dá as boas-vindas aos seus alunos neste primeiro semestre de 2023. Que seja um ano produtivo de muito estudo!