Torneio SESI de Robótica premia equipes e classifica 5 times para etapa nacional - Escola Firjan SESI

Blog

Equipe campeã é da Escola Firjan SESI São Gonçalo; diversos times da instituição garantiram prêmios

---

Devido à pandemia, 34 equipes, entre crianças e jovens de 9 aos 16 anos, toparam o desafio de participar do Torneio SESI de Robótica em formato inédito, o on-line. Cinco equipes de robótica – três fluminenses e duas paulistas - foram classificadas para o Festival SESI de Robótica, etapa nacional que acontecerá em 26 de junho, que será realizada também no modelo remoto. A conquista das vagas ocorreu nos dias 7 e 8 de maio, durante a fase regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL). 

A temporada Replay 2020/2021, que faz parte do calendário do SESI Nacional, teve como pergunta-desafio: "O que fazer para tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem, seja no campo, na cidade ou em qualquer outro lugar?" O público pôde acompanhar a abertura e a premiação do Torneio FLL ao vivo no YouTube da Firjan SESI e aqui mesmo no site da escola. As cerimônias foram transmitidas diretamente da Casa Firjan.

As equipes vencedoras e classificadas para a etapa nacional do torneio foram: Fênix Robots - Escola Firjan SESI São Gonçalo; TechnoZacca - Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, Rio de Janeiro; Lego Masters - Associação Beneficente Comunitária Olhar de Laura, São Paulo; FrancoDroid - Liceu Franco Brasileiro – Rio de Janeiro; Star Bots Votu - Lar Frei Arnaldo, Votuporanga – SP.

Além dos três prêmios principais, chamados de Champion’s Award, as equipes concorreram nas categorias: Projeto de Inovação, Core Values, Design do Robô, Desempenho do Robô e, a partir desta temporada, Prêmio do Técnico.

Confira as equipes vencedoras por categoria:

Prêmio do Técnico

  • André Soares de Almeida – Escola Firjan SESI Macaé

Desempenho do Robô

  • 1º lugar – FrancoDroid - Liceu Franco Brasileiro, Rio de Janeiro
  • 2º lugar – Fênix Robots - Escola Firjan SESI São Gonçalo
  • 3º lugar – Os Sputniks – Escola Firjan SESI Barra Mansa

Design do Robô

  • 1º lugar – FrancoDroid - Liceu Franco Brasileiro, Rio de Janeiro
  • 2º lugar – Wild Lions - Escola Firjan SESI Nova Iguaçu
  • 3º lugar – Robot T’One – Escola Firjan SESI Tijuca.

Projeto de Inovação

  • 1º lugar – Dragon Bots - Escola Firjan SESI Barra do Piraí
  • 2º lugar – Suiton’s – Colégio Atlântico, Macaé - RJ
  • 3º lugar – RoboCHA - Colégio Hélio Alonso, Rio de Janeiro

Core Values

  • 1º lugar – Star Bots Votu - Lar Frei Arnaldo, Votuporanga - SP
  • 2º lugar – Pequenos Brilhantes - Escola Firjan SESI Barra Mansa
  • 3º lugar – Medal Hunters - Escola Firjan SESI Barra Mansa

Champion’s Award

  • 1º lugar – Fênix Robots - Escola Firjan SESI São Gonçalo;
  • 2º lugar – TechnoZacca - Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, Rio de Janeiro
  • 3º lugar – Lego Masters - Associação Beneficente Comunitária Olhar de Laura, São Paulo

Equipes Classificadas - etapa nacional

  • Fênix Robots - Escola Firjan SESI São Gonçalo
  • TechnoZacca - Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, Rio de Janeiro
  • Lego Masters - Associação Beneficente Comunitária Olhar de Laura, São Paulo
  • FrancoDroid - Liceu Franco Brasileiro – Rio de Janeiro
  • Star Bots Votu - Lar Frei Arnaldo, Votuporanga – SP

Equipes Suplentes - etapa nacional

  • Dragon Bots - Escola Firjan SESI Barra do Piraí
  • Medal Hunters - Escola Firjan SESI Barra Mansa
  • Wild Lions - Escola Firjan SESI Nova Iguaçu
  • Pequenos Brilhantes - Escola Firjan SESI Barra Mansa
  • Robots Furious - Escola Firjan SESI São Gonçalo
#RePLAYBrasil #SESIRobótica #EscolaFirjanSESI

Inovação em novo formato do torneio

Alexandre dos Reis, diretor superintendente da Firjan SESI, destacou que realizar e participar de um evento como esse em formato remoto é um grande desafio e ficará marcado na história da educação. “As profissões do futuro exigem cada vez mais tecnologia. Com o apoio da robótica, nosso propósito é que os competidores sejam os melhores alunos em suas escolas e, desta forma, entregar ótimos profissionais ao mercado de trabalho e cidadãos conscientes à sociedade. A robótica é mais que um robô, máquinas que irão melhorar o mundo”, analisou.

Katia Marangon, gerente de Educação Tecnológica do SESI Departamento Nacional (operador oficial dos torneios FLL no Brasil), explicou que o torneio envolve um enorme e minucioso trabalho pré, durante e pós-evento, e que, independente do resultado, a experiência é muito valiosa por todo processo vivido e pela oportunidade de adquirir diferencial na formação acadêmica do estudante. “Em todo o Brasil, foram mais de 500 equipes e mais de 300 juízos inscritos na temporada regional da FLL, que não desanimaram e tiveram coragem de topar o desafio”, parabenizou Katia, que elogiou ainda a organização do evento.

Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan SENAI SESI, frisou que, este ano, em formato on-line, o Torneio SESI de Robótica agregou ainda mais inovação. “É lindo ver o despertar dos jovens para a iniciação de uma carreira científica, tecnológica e também humana, a fim de construir alternativas e propostas que melhorem a qualidade de vida da sociedade. Levantamos, ainda, discussões sobre valores sociais para uma geração que tem sede de conhecimento e aposta em um futuro transformador”, completou.

As equipes participantes tinham de dois a 10 adolescentes, com até dois técnicos maiores de 18 anos. Neste torneio, além dos 25 grupos das Escolas Firjan SESI, participaram seis equipes de colégios particulares, uma de escola pública municipal e duas de ONGs.

Simone Caires, analista da Educação Básica da Firjan SESI, explicou que o torneio não é baseado apenas em programação e montagem de robôs. “Ele fomenta a área de ciência e tecnologia, inspira a colaboração, o respeito e o trabalho em equipe. O torneio da FIRST tem como premissa promover a cultura científica, através da robótica e da solução de problemas do cotidiano, por isso, destacamos que todo o torneio é muito mais que robôs”, avaliou.

Evento transmitido diretamente da Casa Firjan para o Youtube da Firjan SESI teve interação on-line com participantes

Equipe Fênix Robots, da Escola Firjan SESI São Gonçalo, foi a grande campeã do torneio, na categoria Champion's Award

Tradicional dança da galinha do torneio foi realizada mesmo no evento remoto

Torneio SESI de Robótica

O Torneio de Robótica FLL é um programa internacional de exploração científica, no qual crianças e jovens têm o objetivo de usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia e buscar soluções que contribuam para um mundo melhor. Criado em 1998 pela First - uma organização não governamental dos Estados Unidos - em parceria com o Grupo Lego, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o SESI é o operador oficial do torneio (etapas regionais e nacional).

Os desafios são diferentes a cada ano. Em 2020, com o tema Cidades Inteligentes, um dos premiados foi o Piso Gerador de Energia, desenvolvido por uma equipe da Escola SESI Firjan Jacarepaguá. O protótipo gera energia através de uma placa que trabalha quando sofre pressão. Assim, com as pisadas gerando energia, o projeto contribui ainda para a atividade física das pessoas. “O piso foi considerado a opção mais viável, por ter um custo menor e poder ser utilizado em qualquer lugar”, explica Ana Clara Joaquim, aluna da equipe. 

Metodologia

A robótica faz parte da metodologia da Escola Firjan SESI. Clique no botão e saiba mais.

Fotos: Paula Johas