Sarau Ultrarromântico do Ensino Médio - Escola Firjan SESI

Poesia e música unidas por uma tendência que atravessa os séculos.

Desenvolvido durante grande parte do século XIX e dividido em três gerações distintas, o Romantismo foi fundamental para a formação da identidade literária brasileira. Apesar disso, um grupo de poetas seguiu uma tendência completamente divergente, deixando de lado a temática nacional e social para focar na construção de uma poesia egocêntrica e marcada por um romantismo doentio, que flerta com temas como a morte, a melancolia e o sofrimento, quase sempre sugerindo cenários sombrios. A essa tendência, convencionou-se denominar “mal do século” ou “ultrarromantismo”

E como forma de levar os estudantes do 2º ano da manhã a mergulharem nesse clima, promovemos um sarau em nossa biblioteca, em que os alunos se dedicaram a declamar poemas de autores como Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varella e Lord Byron. Também relacionadas com essas temáticas, foram entoadas canções de autores contemporâneos, como Ed Sheeran, Renato Russo e Eric Clapton, demonstrando o quanto essa tendência melancólico-romântica perdura até os dias atuais.