Saiba como o pensamento crítico eleva o poder de interferir positivamente na sociedade - Escola Firjan SESI

Nas Escolas Firjan SESI os alunos desenvolvem essa competência em todas as áreas, ciclos e séries

O projeto da Escola Firjan SESI busca uma educação conscientizadora, com o objetivo de fundamentar a informação pela construção do pensamento crítico, voltado para o exercício da ética e da cidadania. Para alcançar esse propósito, essa competência é inserida em todas as áreas, ciclos e séries das unidades escolares.

O pensamento crítico é estabelecido a partir do desenvolvimento do aluno para lidar de forma criteriosa com as informações e para ser capaz de analisar fatos variados de forma consistente. Dessa forma, o estudante terá a possibilidade de realizar um julgamento com argumentos fundamentados diante de qualquer situação.

“Jovens formados na Escola têm que ser capazes de corresponder academicamente e de conseguir construir argumentos sobre qualquer tema, de fazer um julgamento consistente de questões variadas, que leve em consideração vários contextos”, explicita Giovanni Lima, gerente de Educação Básica da Firjan SESI. Segundo ele, esta capacidade, a essência do pensamento crítico, levará o aluno a conseguir interferir positivamente em qualquer grupo social da sociedade em que vive.

O desenvolvimento do pensamento crítico é inserido na vida escolar em todas as séries

A estruturação do pensamento crítico ajuda o aluno a analisar fatos de maneira criteriosa

A Escola Firjan SESI forma jovens preparados para o mercado de trabalho

Matriculas abertas!

Conheça nossas escolas, agende uma visita.

A construção do pensamento crítico permite ao jovem chegar ao mercado de trabalho muito mais seguro diante do que deve aprender, apreender e desenvolver. O estudante conseguirá se expressar, tanto oralmente, como pela escrita, com desenvoltura e discernimento, o que será fundamental no desenvolvimento de seu projeto de vida. De acordo com o gerente, ouvir, conhecer, refletir e comunicar passam a ser tarefas cotidianas que serão realizadas com muito mais compromisso, desenvoltura e segurança.

“Trabalhando o pensamento crítico junto aos alunos construiremos uma sociedade mais empática, fundamentada na ciência e, principalmente, na ética”, ressalta Lima. Para isso, a Escola Firjan SESI desenvolve uma formação plural, acadêmica, cidadã e que contribui para a inserção de um jovem mais preparado para o mercado de trabalho e para os futuros desafios que tiver diante de si.

Fotos: Paula Johas