Promovendo ética nas escolas - Escola Firjan SESI

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Conheça o novo projeto Hack&Ética da Escola Firjan SESI.

No universo dinâmico e desafiador das escolas, onde alunos, docentes e colaboradores interagem diariamente, a ética desempenha um papel fundamental na construção de um ambiente saudável e respeitoso. É com esse foco que a Firjan apresenta o projeto Hack&Ética, uma iniciativa inovadora que busca difundir e promover essa temática no ambiente escolar SESI e SENAI de maneira abrangente e engajadora.

"A ideia inicial do projeto Hack&Ética surgiu quando o Tatau Hencsey, da consultoria Eticalizando, veio participar da nossa Semana de Integridade. Durante nossa conversa, ele se dispôs a fazer um trabalho para fomentar o debate de temas relacionados à ética nas nossas escolas", relata Gisela Gadelha, diretora Jurídica e de Compliance da instituição.

Para Gisela, a ética é um valor fundamental para a instituição e precisa ser cultivada diariamente: "A ética é considerada o principal valor da nossa Instituição e, portanto, precisa estar presente no nosso diálogo com colaboradores, alunos, fornecedores, enfim, com todos os atores com os quais nos relacionamos diariamente”.

Ana Claudia Pernes, coordenadora da Divisão Pedagógica da Gerência de Educação Básica da Firjan, destaca a importância do projeto para promover um ambiente educativo que valorize o respeito à diversidade. Ela também ressalta a relevância desse debate no contexto escolar, especialmente em questões contemporâneas como cyberbullying e governança

"O ambiente escolar é rico e fértil para essa discussão sobre ética. São inúmeras situações ocorridas que tiram da zona de conforto os atores que dela fazem parte. Aprendemos diariamente, pois não há rotina nas Escolas Firjan SESI e nas unidades Firjan SENAI sob nenhum aspecto, e as questões sobre a ética no contexto da diversidade, equidade e inclusão não fogem a esta regra. O projeto Hack e ética irá amplificar ainda mais a discussão com alunos e docentes sobre o agir com Integridade”.

Lançado neste mês de abril, o projeto não apenas aborda conceitos tradicionais de ética, mas também explora suas interfaces com temas contemporâneos, como ESG (aspectos ambiental, social e governança), mídias digitais e internet. Através de sensibilizações, capacitações e desafios nas escolas participantes, os alunos têm a oportunidade de desenvolver reflexões críticas e atualizadas sobre esses temas.

As escolas podem formar até três equipes, e uma banca escolar será estabelecida para selecionar os melhores trabalhos a serem apresentados. Uma vez selecionados, eles serão avaliados por uma banca unificadora, que escolherá os 16 finalistas para serem apresentados perante a banca final, agendada para junho, composta por especialistas e empresários. A premiação será realizada em um evento especial, com a presença de diretores da Firjan, incluindo, além de Gisela Gadelha, Vinícius Cardoso, diretor da Educação e Cultura, e Alexandre dos Reis, diretor da Firjan SENAI SESI.

“Temos grandes expectativas em relação à qualidade dessas produções. Cada trabalho incluirá um protótipo e uma apresentação escrita para a banca, destacando pesquisas, especialmente aquelas relacionadas a soluções éticas. Estamos confiantes de que os alunos produzirão trabalhos de alta qualidade, dada a excelência que demonstram em suas entregas. Participarão do projeto alunos do Novo Ensino Médio, da Firjan SESI, e dos cursos de Aprendizagem da Firjan SENAI”, finaliza Ana Claudia.

Programação do Projeto:

Inscrições nas escolas acontecem até 3 de maio

Publicação das equipes competidoras: até 8 de maio (Plataforma GP de Inovação)

Cadastro dos participantes (alunos e professores/instrutores) na plataforma: 8 a 15 de maio

Live da divulgação do desafio: 20 de maio

Evento presencial para seleção das três melhores ideias: 19 de junho (Rio de Janeiro)

Divulgação dos finalistas na plataforma: até 21 de junho