Projeto Rir com Arte explora o tema Fake News nas profissões - Escola Firjan SESI

O projeto usa o humor como porta de entrada para trabalhar a língua portuguesa e textos literários

Alunos da Escola Firjan SESI iniciaram, neste mês de agosto, o projeto “Rir com Arte”, com o tema “Fake News nas Profissões”. Que rir é o melhor remédio, até os médicos já sabem, mas também é importante saber fazer rir. No ano de 2021, o projeto, inédito até então, proporcionou o estudo da literatura através do humor. E nasceu assim o Rir com Arte.

Na competição do ano passado, os estudantes da Escola Firjan SESI de São Gonçalo foram os grandes vencedores com a produção do roteiro “Profissões Formadas na Pandemia”. Os professores da área de Linguagens foram os responsáveis por orientar e supervisionar toda a produção, desde a criação até a gravação dos roteiros.

De acordo com Ramon Costa, um dos professores envolvidos na produção vencedora do ano passado, o mais importante é estar atento às referências literárias, clássicas e atuais, para conseguir produzir um vídeo engraçado, crítico e que gere reflexão.

Segundo ele, a leitura dos livros literários sugeridos pela escola e a leitura pessoal colocam os estudantes em vantagem nesse percurso. “É preciso estar super atento às notícias atuais, conteúdos de blogs e canais do YouTube que também trabalham com esse tipo de humor. Receita mais que necessária para os estudantes que já estão desde agora se preparando para o ENEM”.