Projeto em parceira com a Associação Math en Jeans é lançado na Escola Firjan SESI - Escola Firjan SESI

A iniciativa tem como objetivo ser um encontro de formação para Iniciação Científica nas escolas

No dia 15 de agosto, um grupo de professores iniciou o Projeto intitulado de “Firjan SESI Matemática & Associação Math en Jeans”. O encontro de formação teve a participação do Professor Doutor Thierry Barbot da Universidade D’ Avignon, e teve como objetivo alinhar a metodologia do projeto para o início das atividades em nossas escolas.

A Associação “Math en Jeans” existe na França desde 1989, com o desejo de aproximar a pesquisa em matemática de jovens estudantes da Educação Básica. Na rede de Escolas Firjan SESI o projeto teve início em 2019 e hoje em sua 2° edição conta com a participação de 12 professores de Matemática.

O “Firjan SESI Matemática & Associação Math en Jeans” promove a reunião de grupos de estudantes, que são acompanhados por um professor de sua escola, assim, entram em contato com um pesquisador de matemática de uma universidade ou centro de pesquisa (de alguma instituição parceira). A forma que os alunos trabalham sob orientação do professor e do pesquisador se assemelha ao que as universidades chamam de “iniciação cientifica”, incluindo a produção de conhecimento, a apresentação de trabalhos em congresso e a escrita acadêmica. Neste ano de 2022, estamos contando com o apoio de pesquisadores do Instituto de Matemática da UFRJ.

A iniciativa, além do aspecto científico, ressalta a troca cultural com outro país que é um fator extremamente relevante para a formação acadêmica e profissional de nossos alunos.