Projeto de alunos da Escola Firjan SESI é semifinalista na FEBRACE - Escola Firjan SESI

O aplicativo elaborado pelos alunos auxilia estudantes do Ensino Médio a entenderem melhor química, física e biologia

Uma pesquisa realizada pelo IMD World Competitiveness Center, que verifica o ambiente econômico e social dos países para gerar inovação e se destacar no cenário global, mostra que o Brasil é o 63º colocado em relação a educação primária e secundária. O estudo prova que a deficiência educacional no Brasil ainda é grande e precisa de muita atenção e modificações.

Refletindo sobre essa temática, os alunos Bruna Vitória, Kauã Ramiro e Yngrid Pellufa da Escola Firjan SESI Maracanã criaram um aplicativo para auxiliar os estudantes no aprendizado de química, biologia e física. O projeto, denominado Dose of Science (em português, Dose de Ciência) foi semifinalista da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) e recebeu o prêmio de 1º lugar na votação popular.

Observando as dificuldades de aprendizagem na área de ciências da natureza, o trio se propôs a criar um aplicativo de celular para os estudantes do Ensino Médio que reforce os conteúdos de forma produtiva, rápida e ativa, com o acesso a vídeos teóricos e listas de exercícios. Para sustentar o aplicativo, os jovens julgaram ser necessário a cobrança de um valor simbólico de R$4,00 mensais para desbloquear recursos premium, como a consulta do rendimento mensal na plataforma e a personalização de treinamentos.

Marcia Guedes, Coordenadora da Escola Firjan SESI Maracanã, afirma que a escola já participa da FEBRACE há três anos e os alunos possuem auxílio de professores que orientam na criação do projeto. “Hoje, nós temos um grupo de professores que trabalham diretamente com os alunos no desenvolvimento de projetos para a FEBRACE. Através dessas criações, os alunos conseguem se preparar para o universo universitário, que exige uma atenção maior a escritas acadêmicas e científicas”, explica Marcia.

Orientado pelos professores Gabriel Beraldi e João Glioche, a explicação em vídeo do Dose of Science já consta com pouco mais de 5.200 visualizações e 1.100 likes no YouTube. Os resultados do projeto mostram que, com o aplicativo sendo usado diariamente como uma ferramenta de estudos, os alunos conseguem reter melhor os conteúdos, além de aprimorar o rendimento escolar na área de ciências da natureza.