Participação da equipe Robot tone na Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT) - Escola Firjan SESI

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é uma Olimpíada Científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

As olimpíadas científicas são iniciativas para promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos estudantes Brasileiros, além de despertar o interesse por carreiras na área de ciência e tecnologia de forma atrativa, e sempre que possível, prática.

De fato, vários estudos científicos já demonstraram que as atividades práticas promovem um aprendizado mais atrativo e eficaz. Nossos alunos da Escola Firjan SESI Tijuca aceitaram o desafio proposto pelos professores Luiz Henrique (Biologia) e Leonardo Elydio (Física) e o projeto foi aceito pela OBSAT.

Com base na ideia de construção e prática investigativa, a escola está desenvolvendo o projeto SUSTENTÁVEL SAT, que tem por objetivo identificar a quantidade de oxigênio livre na área geográfica da escola, utilizando um satélite para fazer leituras, compreendendo ainda, o fator de sustentabilidade empregado na concepção ecológica do projeto arquitetônico do prédio. Aguardamos o desenvolvimento da próxima etapa, que se for alcançada, permitirá que a escola receba e desenvolva seu próprio satélite.