Para comemorar! Escolas Firjan SESI conquistam 100 medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências - Escola Firjan SESI

A segunda etapa foi realizada nos dias 9 e 10/9, de forma on-line, e o resultado foi divulgado no dia 17/10

Chuva de medalhas! As Escolas Firjan SESI emplacaram 100 alunos premiados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que teve a segunda fase realizada nos dias 9 e 10/09, de forma on-line, com resultado divulgado em 17/10. As premiações incluem medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, para estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de todas as 14 escolas Firjan SESI que participaram do evento.

Na ONC de 2021, as Escolas Firjan SESI arrebataram 67 medalhas, um número já expressivo, mas que ficou ainda mais relevante este ano, quando 442 alunos participaram de forma espontânea. O resultado positivo no evento possibilita avaliar o trabalho que vem sendo feito. Dos 17 colégios da rede, 14 participaram este ano e todos foram premiados. Das 100 medalhas, seis foram de ouro, sete de prata e dez de bronze, além das 77 menções honrosas. Competiram unidades da capital e de várias regiões do estado: Barra do Piraí, Barra Mansa, Benfica, Duque de Caxias, Itaperuna, Jacarepaguá, Macaé, Maracanã e Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, São Gonçalo, Tijuca e Volta Redonda.

Simone acredita que para garantir esse sucesso leva-se um tempo. É necessária também a maturidade dos professores para se permitir arriscar o novo e ajudar o aluno a descobrir que a ciência faz parte do cotidiano. “Entender ciência é se posicionar diante da vida, nas ações, é ter pensamento crítico”, ressalta. A entrega dos prêmios será numa cerimônia em 23/11, em Brasília.

A ONC é considerada a olimpíada mais completa por incluir diversas ciências, além de ter o respaldo de universidades e de entidades das áreas de ciência e tecnologia. O objetivo é estimular os estudantes a seguirem no aprendizado das ciências e desafiá-los em diversas disciplinas, incluindo astronomia. A Olímpiada é organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia junto com uma série de instituições: a Sociedade Brasileira de Física, a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Departamento de História da Unicamp, o Instituto Butantã, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).