Oficinas e jogos interativos foram atrações da Mostra Firjan SENAI SESI de Robótica no Cadima Shopping - Escola Firjan SESI

No último sábado, dia 29/10, as atividades feitas por alunos demonstraram a transformação tecnológica da educação

Quem passou pelo Cadima Shopping, em Nova Friburgo, no último fim de semana, pôde participar de algumas experiências da robótica e da moda. A Mostra Firjan SENAI SESI tornou acessível à população diversas atividades que permitiram um mergulho no mundo da tecnologia para mostrar para a sociedade que a educação deve incentivar práticas criativas e inovadoras, para que o aprendizado seja leve e divertido. No último sábado, dia 29/10, o evento trouxe, mais uma vez, oficinas gratuitas para entender a programação com uso de robôs, confecção de uma mão mecânica utilizando materiais de sucata, além de aplicação da impressora 3D, com tipos de impressoras e impressão e sua utilização; futebol de robôs com EV3; jogos interativos e a apresentação das equipes de FRC (First Robotics Competition) e FLL (First LEGO League), explicando cada modalidade de competição. Teve também customização de peças e exposição de produção dos alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda.

“Nós queremos mostrar que a robótica é acessível e que é possível ter novas equipes na cidade. A ideia é aproximar a comunidade dessa educação tecnológica que está preparando profissionais para o mercado, entendendo que essa é uma ferramenta de ensino que veio para transformar a sociedade”, contou Jaqueline Tinoco, coordenadora pedagógica da Firjan SESI Nova Friburgo.

O estudante Vitor Azevedo Trabachini, de 12 anos, ficou encantado com cada detalhe da explicação sobre programação e já pretende fazer um curso ligado à área assim que tiver idade. “Meu sonho é criar um jogo, trabalhar com programação e tecnologia. Assim que eu puder, quero estudar sobre isso”, disse.

“Eu quero abrir os caminhos para que ele possa trabalhar com tecnologia, que é o presente e o futuro”, comenta Marcelo Trabachini, pai do estudante. Para o estudante João Victor Caldeira, de 15 anos, a robótica mudou a forma de aprendizado e trouxe as questões da sala de aula para as soluções práticas do mundo real. “A robótica está presente em tudo e a gente consegue pensar de forma mais dinâmica e flexível em soluções do dia a dia, o que torna tudo mais realista”, disse o aluno do ensino médio da Escola Firjan SESI Nova Friburgo.