Gamificação nas Escolas Firjan SESI conta com formação SEPPO - Escola Firjan SESI

A ferramenta digital para criação de jogos explora o “aprender diferente” durante a formação dos alunos

No dia 18 de agosto, os professores da Escola Firjan SESI participaram da primeira formação da Plataforma SEPPO, com o objetivo de discutir o uso da plataforma e saber mais das funcionalidades que são usadas nas escolas.

A SEPPO é uma ferramenta digital para criação de jogos educativos que permite ao professor criar as tarefas como desejar, incluir o uso de mapas, fotos, gifs e outros recursos, aplicáveis a qualquer conteúdo de todas as disciplinas. Além disso, é possível acessar uma biblioteca de jogos prontos, com mais de 8 mil possibilidades. Durante as atividades, o professor monitora o jogo, avalia as respostas enviadas pelos participantes e retorna com o feedback.

A iniciativa ressalta o protagonismo do aluno, o trabalho colaborativo, além de engajar a aprendizagem e a concentração. A Escola Firjan SESI aprecia o uso de recursos tecnológicos, jogos digitais e personalização da aprendizagem.

“Fiquei muito feliz com a parceria com a SEPPO. Eu criei 37 jogos [durante o projeto piloto, em 2020] em parceria com a equipe da minha escola que conta com atividades multidisciplinares. Os alunos também tiveram a possibilidade de criar e uma das idealizações feitas por eles, foi um jogo de história do Brasil que conta com portas, trazendo resumos de cada época de acordo com as recomendações da BNCC – Base Comum Curricular, até chegar na atualidade. Quando se vê, todos estão criando e envolvidos na produção.” relata o professor André Almeida, da unidade Macaé, durante a formação A plataforma, a partir de agora, está disponível para todos os professores e alunos do Ensino Fundamental – 2º Segmento, de todas as Escolas Firjan SESI. Os docentes ainda terão outros encontros formativos, explorando as funcionalidades da própria plataforma e discussões sobre o uso de jogos na formação.