Firjan SENAI Tijuca e Resende recebem competidores das seletivas da WorldSkills 2023 - Escola Firjan SESI

Blog

O evento garante vaga na competição internacional que será realizada na França

A Firjan SENAI Tijuca e Resende estão recebendo nesta semana, entre 2 e 6 de outubro, as equipes que competem para formar a delegação brasileira WorldSkills 2024, que será disputada em setembro do próximo ano, em Lyon, na França. A competição internacional, que ocorre a cada dois anos, reúne jovens de até 21 anos, alunos de cursos técnicos ou de formação profissional do mundo inteiro.

No Brasil, há 42 ocupações com seletivas on-line e presenciais, para as quais se inscreveram 243 equipes de 274 competidores de 23 unidades da federação, incluindo o Rio de Janeiro (AC, AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, RJ, RN, RS, RO, SC, SP, SE e TO).

A etapa carioca das seletivas desta semana terá provas on-line de Computação em Nuvem e Construção Digital BIM. As provas presenciais serão de Controle Industrial, Energias Renováveis e Mecânica Industrial. As etapas seguintes serão em São Paulo e no Paraná.

A Firjan SENAI tem competidores em 19 ocupações: Soldagem, Mecânica Industrial, Soluções em Software para Negócios, Tecnologias Web, Design Gráfico, Panificação, Construção em Alvenaria, Tecnologia Automotiva, Gestão de Sistemas em Redes TI, Gestão em Nuvem, Manufatura Aditiva, Construção Digital BIM, Indústria 4.0, Energias Renováveis, Integração de Sistemas Robóticos, Arte Digital em Games 3D, Joalheria, Controle Industrial e Instalações Elétricas Prediais.

A instituição pode integrar o Time Brasil em Joalheria. “O Rio de Janeiro teve sua candidatura homologada para WorldSkills por conta da sua Expertise na competição, tecnologia e infraestrutura. Assim, a equipe de Joalheria pode vir a participar do Time Brasil, caso atinja os índices de desempenho, estabelecidos para o período de aperfeiçoamento continuado, que se inicia em janeiro e vai até o fim de agosto de 2024”, informa Adilson Dantas, especialista técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Outra equipe fluminense, a de Artes Digitais para Jogos, chegou à etapa semifinal de seletiva, com provas no Rio, em novembro, e em São Paulo, em dezembro. “É um processo árduo, que exige muita dedicação, pois são competições de alto nível de desempenho. E percebemos o quanto essas exigências exercitam a perseverança dos competidores. Essa preparação para o Mundial é de fato um multiplicador de motivação para os alunos, que se mostram mais aplicados ao longo dos cursos”, afirma Dantas.

Ana Júlia Vasques dos Santos, de 21 anos, faz o curso de Técnica em Aprendizagem em Internet das Coisas (IOT), na Firjan SENAI Benfica. Moradora de São João de Meriti, ela acredita que a preparação para a competição aprimorou diversas habilidades que têm importância em sua carreira profissional.

“Além de exigir conhecimentos de Mecânica, Elétrica e programação em geral, a competição me deu uma experiência maior em comunicação, trabalho em equipe, comprometimento, foco e disciplina, ainda que minha equipe não venha a participar das próximas etapas”, comentou Ana Júlia, que participou da última seletiva, em Minas Gerais.

“O desafio era a integração de sistemas robóticos, levando nosso robô, integrado a uma esteira, a montar uma caixa, organizando peças coloridas numa prateleira. Na primeira etapa, fizemos uma simulação da célula robótica no computador. A segunda etapa era a demonstração física, semelhante a uma linha de montagem fabril”, contou Ana Júlia.