Exposição visa ampliar o conhecimento sobre as culturas humanas e a diversidade - Escola Firjan SESI

Estudantes ganham a oportunidade de aprender com atividades práticas

Orientadas pela Professora Livia de Oliveira, as turmas do 7° ano do ensino fundamental II da unidade Sesi Firjan Petrópolis realizaram, no mês de junho, uma exposição com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre as culturas humanas e a diversidade.

A proposta surgiu a partir das aulas semanais de Filosofia, quando se iniciou uma reflexão sobre o conceito de cultura e natureza. Essa prática do pensar passa pelas atitudes de escuta, questionamento, conceituação e análise para, enfim, obter um posicionamento crítico, autônomo e livre sobre as questões. Nesse sentido, a leitura de textos e diálogos possibilitaram a construção de um campo fértil para o pensar e para o amadurecimento das ideias que englobam as dimensões políticas de igualdade, diferença, identidade e diversidade cultural.

O segundo momento da proposta consistiu no aprofundamento de temas que envolvem a dimensão política, de convivência na cidade e de cidadania. Assim, os alunos se organizaram em grupos, iniciando pesquisas sobre um vasto campo das culturas humanas, buscando identificar os aspectos de construção histórica, social e existencial de seus pluralismos. As pesquisas, como um todo, foram orientadas por áreas e organizadas em temas como estética, arte, arquitetura, música, história, costumes, vestimentas e curiosidades, de acordo com a cultura milenar estudada.

Numa perspectiva de aprendizagem afetiva e significativa, os grupos colocaram a mão na massa, produzindo diversos pratos característicos de cada cultura abordada, levando-os a uma imersão cultural no universo do conhecimento.

O trabalho teórico e crítico realizado no bimestre teve como culminância a exposição artística produzida e organizada pelos próprios alunos, que ganhou um formato de feira, nomeada por eles mesmos como Feira das Culturas. Assim, os estudantes apresentaram suas pesquisas promovendo a interação entre as turmas, o que estimulou a troca de experiências, o trabalho em grupo, a convivência dentro da comunidade escolar e o conhecimento de temas relevantes, que puderam ser abordados de forma afetiva, lúdica e divertida.