Explorando o universo da STEM: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática - Escola Firjan SESI

Evento inspira jovens meninas a importância das mulheres nas áreas da STEM

A 2ª Jornada Latinoamericana de Oficinas em STEM para Meninas: Ada Lovelace Day foi um evento notável que ocorreu em várias regiões da América Latina. Este evento especial, realizado em comemoração a Ada Lovelace, teve como foco central inspirar e envolver meninas com idades entre 10 e 12 anos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Organizada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Matemática, a Jornada contou com a participação ativa de vários países latino-americanos, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, unindo forças para criar um dia repleto de oportunidades educacionais e descobertas empolgantes.

Um dos destaques deste evento foi a participação da Escola Firjan SESI, que se tornou uma das sedes no Brasil, abrindo suas portas para receber meninas com sede por conhecimento em um ambiente estimulante de aprendizado e descoberta. Na unidade da Firjan SESI, a iniciativa foi liderada por Isabela Alcantara (Firjan SESI), Kelly Cristina (UFRJ) e Maria Eulalia Vares (UFRJ). Além disso, outras unidades do SESI, como Petrópolis, Jacarepaguá e Duque de Caxias, também se juntaram a essa jornada, juntamente com um grupo convidado do Clube de Ciências Meninas da Astronomia do Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast.

O objetivo principal da Jornada Latinoamericana de Oficinas em STEM para Meninas foi claro: inspirar as jovens a considerar carreiras nas áreas STEM e incentivá-las a continuar seus estudos nessas disciplinas. Durante o evento, enfatizou-se a importância do papel das mulheres na ciência e na tecnologia, proporcionando às meninas uma oportunidade valiosa para explorar e entender como a ciência pode ser fascinante e relevante em suas vidas futuras.

Nas diferentes sedes da Jornada, as meninas tiveram a chance de mergulhar em atividades práticas que incluíram projetos de engenharia e programação de computadores. Foram encorajadas a fazer perguntas, explorar, criar e imaginar, tudo sob a orientação atenciosa das educadoras presentes.

À medida que o dia chegava ao fim, as meninas retornaram para casa com sorrisos nos rostos, mentes cheias de curiosidade e uma compreensão mais profunda de que o mundo da ciência e da tecnologia é um lugar onde elas pertencem e podem fazer a diferença. A 2ª Jornada Latinoamericana de Oficinas em STEM para Meninas foi um grande sucesso, inspirando uma nova geração de mulheres a trilhar caminhos no mundo das STEM. Além disso, enfatizou a importância da colaboração internacional e da união de esforços para promover a igualdade de gênero na ciência e na tecnologia.