Estudantes de 16 Escolas Firjan SESI participam de exposição na Casa Firjan - Escola Firjan SESI

As obras foram elaboradas durante o ano de 2023 na disciplina Arte Maker

Alunos e alunas de 16 Escolas Firjan SESI já podem ser chamados de artistas. Eles fizeram parte do Itinerário de Inovação Arte Maker, uma atividade optativa oferecida, de forma gratuita, na grade curricular da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. Entre os dias 02/03 e 14/04, irão exibir cerca de 40 obras na exposição “Arte Maker: Tecnologias Ancestrais”, realizada na Casa Firjan, no Rio de Janeiro.

A Arte Maker é uma disciplina que integra cultura maker e arte contemporânea. Como parte da metodologia STEAM (sigla, em inglês, para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), a cultura maker apresenta aos jovens o conceito de “faça você mesmo”, além de estimulá-los a refletir suas próprias realidades.

Sobre a exposição, Janine Magalhães, analista cultural da Firjan SESI, explica que o público irá conferir desde esculturas e pinturas até videoinstalações e obras interativas que foram pensadas e produzidas ao longo do ano passado. “A cultura maker e a arte contemporânea compartilham certas afinidades: a criatividade, a experimentação e a incorporação da tecnologia como meio de expressão. Na arte contemporânea, vemos frequentemente a fusão de diferentes manifestações e materiais. Já a cultura maker envolve a criação de objetos, projetos e obras sob uma corrente de pensamento que visa a criação de possibilidades”, destaca.

A ancestralidade

A temática que guiou as produções artísticas foi “Tecnologias Ancestrais”, a partir da qual os jovens puderam acessar saberes indígenas e afro-diaspóricos. A aluna Agatha Rodrigues será uma das expositoras. Ela cursa o técnico em Edificações na Firjan SENAI e a 3ª série do Ensino Médio na Escola Firjan SESI Tijuca. Na exposição, Agatha vai apresentar um móbile, formado por um conjunto de quatro quadros que representam constelações importantes para os povos originários. O trabalho nasceu do interesse de Agatha pelas estrelas. Ela lembra que costumava mirar o céu quando criança.

Quando perguntada sobre o que significa ancestralidade, Agatha diz que ela está na nossa essência. "É o que nos acompanha pela vida, aquilo que nos forma. E a Arte é uma maneira surreal de aliviar a alma e o coração", diz.

Já Maria Luiza Oliveira, que está na 3ª série do Ensino Médio na Escola Firjan SESI São Gonçalo e no curso técnico de Informática na Firjan SENAI, produziu, junto com Mayara Magalhães, a instalação “Sankofa”, que explora a complexidade racial e eugenista no Brasil dos anos 1800.

"Procurei a disciplina de Arte Maker porque vim de uma escola que não investia no ensino de Arte. Sempre gostei de desenhar, colorir em casa. E, quando entrei na Escola Firjan SESI, fui apresentada a um novo mundo", afirma Maria Luiza.

Professora de Maria Luiza, Aline Menezes conta que ofertou a disciplina Arte Maker para oito turmas na Escola Firjan São Gonçalo em 2023. Cada turma, com cerca de 40 alunos e alunas. “A Arte tem esse papel de atravessar a humanidade do outro. É emocionante ver a Arte, junto com a Educação, como potência transformadora da sociedade”, destaca Aline.

Exposição “Arte Maker – Tecnologias Ancestrais”

De: 02/03 a 14/04

Local: Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo – Rio de Janeiro)

Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 19h