Escolas Firjan SESI são selecionadas para desafio nacional de empreendedorismo do Sebrae - Escola Firjan SESI

Os estudantes apresentarão projetos que visam a inclusão e a expansão do conhecimento para além das salas de aula

O ano começou com boas notícias para as escolas Firjan SESI. Três equipes da unidade São Gonçalo e uma de Barra Mansa foram selecionadas para a semifinal do Desafio Liga Jovem Sebrae, maior competição de empreendedorismo voltada para estudantes do Brasil. Foram 600 projetos inscritos. Desses, 100 foram selecionados, sendo 11 do estado do Rio de Janeiro. As equipes embarcam para São Paulo entre os dias 20 e 25 de março deste ano para participarem do evento, que conta com uma programação extensa.

Docente de logística da Firjan SESI Barra Mansa, Jaqueline Lopes é ligada à PlayWork, startup formada por cinco estudantes. Ela conta que o projeto selecionado para o desafio nacional visa expandir os horizontes da sala de aula, com a inserção mais ativa de simuladores, vídeos educativos e visitas em realidade virtual e aumentada por intermédio a plataforma Google CardBoards. O projeto nasceu em 2021, quando a equipe ficou em primeiro lugar no Grand Prix de Inovação, evento nacional promovido pelo SENAI.

Em novembro do ano passado, a PlayWork participou de uma virada empreendedora, que contou com palestras, cujas temáticas giravam em torno de idealização de projetos, análise de mercado, prototipação e pitching. Jaqueline destaca que é fundamental trabalhar o empreendedorismo com os jovens. “Permite aos nossos alunos uma aprendizagem mais ampla, desenvolvendo competências e habilidades necessárias para as diversas áreas de atuação, além de dar a eles a capacidade de definir os caminhos para a construção dos suas metas para a vida, ampliando a visão para as oportunidades a serem exploradas.”

Já a equipe Wizard Cats, da Firjan SESI São Gonçalo, irá ao desafio nacional com jogo infantil chamado SOS Doutor, que ensina e estimula crianças a terem hábitos de higiene e cuidados com a saúde e com o corpo, com ações simples como lavagem das mãos e vacinação. Da mesma unidade, a equipe Quinteto Fantástico elaborou o Smartfeeling, um relógio digital que auxilia pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) a se comunicarem através de emoticons, o que ajuda na compreensão de sentimentos, o que é de grande importância para aqueles que não verbalizam ou tem sérias dificuldades de comunicação.

Por fim, a equipe The Flames irá de São Gonçalo para São Paulo para mostrar o projeto Dory, um aplicativo que irá auxiliar as crianças que possuem Transtorno Opositor Desafiador (TOD). O objetivo é ajudar na coordenação motora, na atenção e concentração daquelas crianças que têm suas relações sociais prejudicadas por conta de tal transtorno. Para elaborar o projeto, os alunos foram ao Centro de Inclusão Municipal de São Gonçalo e conversaram com os responsáveis para entender as maiores dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Conheça os participantes das equipes selecionadas:

Equipe PlayWork (Firjan SESI Barra Mansa)

Gabriella Medeiros

Gabriel Perina

Helena Tadeu

Luiz Vitor Vieira

Marcela Melo

Orientadoras: Jaqueline Lopes e Martha Karoline

Equipe The Flames (Firjan SESI São Gonçalo)

Gabriel Cardoso Martins

Maria Eduarda de Souza Rangel Coelho

Julia Oliveira Mendonça