Escolas Firjan SESI são premiadas em olimpíada estadual de Sociologia - Escola Firjan SESI

O evento contou com a participação de 84 equipes fluminenses, que elaboraram jogos e projetos conectados aos ODS

Duas equipes das Escolas Firjan SESI subiram ao pódio da 2ª edição da Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro, que chegou ao fim na última quinta-feira, 25/05. O evento, destinado a estudantes e docentes da Educação Básica de instituições educacionais fluminenses das redes pública e privada, teve como principal objetivo promover a familiarização de estudantes com conceitos, temáticas e autores das Ciências Sociais, bem como contribuir para a consolidação e expansão da Sociologia como disciplina escolar.

Entre os 84 times que participaram do evento, a Escola Firjan SESI Laranjeiras participou da Olimpíada com três equipes, cada uma delas composta por seis alunos e coordenadas pela professora Natália Velloso. Ela conta que todas as equipes foram classificadas para a segunda fase da competição, realizada em meados do mês de maio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Nilópolis. “Nessa etapa, os estudantes se enfrentaram em rodadas de jogos didáticos elaborados a partir do conteúdo de Sociologia e a equipe Marxianos foi classificada para a fase final e levou o segundo lugar na competição”, comemora a professora.

Os Marxianos fizeram a apresentação de um projeto de Lei voltado para a Redução das Desigualdades na região do entorno da Escola Firjan SESI Laranjeiras. Os alunos contaram com o auxílio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) para a elaboração do projeto, que deveria estar em acordo com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), que têm como foco promover o crescimento global sustentável até o ano de 2030.

“A dinâmica das Olimpíadas de Sociologia vem ao encontro da proposta da rede SESI, com a valorização do ensino de Sociologia, disciplina fundamental na formação da perspectiva crítica e cidadã, a partir de metodologias que promovam o interesse e participação dos estudantes”, ressalta Natália.

E na premiação da 2ª Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro, quem assumiu o terceiro degrau no pódio foi a equipe Aprendizes da Utopia, da Escola Firjan SESI Benfica. Coordenados pela professora Gisiane do Couto, os sete alunos participaram de todas as fases da Olimpíada, com elaboração de vídeo de apresentação, teste de conhecimentos da área de Ciências Sociaise participação de jogos didáticos, além da elaboração do projeto de Lei.

“Diante de toda a experiência vivida, ressalto a importância do ensino de Sociologia, que possibilita aos nossos estudantes uma compreensão da realidade social mais ampla e crítica, tornando-os protagonistas de olhares desnaturalizados dos fenômenos sociais e cidadãos conscientes nos diversos espaços da sociedade”, finaliza Gisiane.

O estudante Valrei Lima Silva Junior, da equipe Aracnídeos, da Escola Firjan SESI Nova Iguaçu, que terminou a competição em sexto lugar, relatou a participação na Olimpíada de Sociologia. “Foram interessantes as trocas de experiências com pessoas de diversas escolas. Aprendi sobre a realidade de outras cidades, pude observar os conceitos apresentados nas aulas da disciplina e, de maneira lúdica, nas atividades da competição, o que facilita muito a compreensão na prática”.