Escolas Firjan SESI conquistam 10 prêmios no Torneio de Robótica FLL e garantem vaga na nacional - Escola Firjan SESI

Blog

Cerca de 300 estudantes competiram no evento, que mobilizou aproximadamente 400 pessoas


As escolas Firjan SESI classificaram uma equipe, a Fênix Robots (SESI São Gonçalo), para participar do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) nacional que será em março de 2024 em Brasília. O resultado foi alcançado no Torneio FLL RJ 2023, organizado pelo Departamento Nacional do SESI e pela Firjan SESI, na Escola Firjan SESI Tijuca. Participaram 26 equipes, sendo 20 SESI, cinco particulares e uma pública, dos dias 5 a 7/12. As escolas Firjan SESI receberam ao todo, oito prêmios oficiais, de 12 possíveis, e dois extras, de três possíveis.

Carlos Fernando Gross, 1o vice-presidente da Firjan CIRJ, deu boas-vindas aos participantes, em mensagem on-line: “Vejo vocês todos aqui contentes para estudarem, participarem, crescerem. Espero que esse torneio seja competitivo e que vença o melhor. Que isso seja positivo no caminho do desenvolvimento intelectual e profissional de vocês”.

Já Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, destacou a importância da robótica e da FLL: “A robótica faz a diferença e essa é uma das temáticas em que acreditamos. No futuro, vocês vão lembrar desses dias em que aprenderam com brincadeira. Bom ver os pais no evento. Essa proximidade melhora a qualidade da educação”.

Cerca de 300 alunos competiram no evento, que mobilizou aproximadamente 400 pessoas, incluindo técnicos, produtores e organizadores. Micaella Alves, de 15 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola SESI São Gonçalo comemorou a classificação para a etapa nacional: “Competir com a Fênix Robots foi sensacional desde o começo era nosso sonho participar e ser Champions. A gente sabe que é muito difícil. Na preparação, a gente conseguiu se organizar e trabalhar em equipe. A competição foi uma experiência única. Vamos pra Brasília, é indescritível!”. A Fênix ficou em 3o lugar na categoria principal, a Champions.

As equipes são avaliadas em quatro critérios: desafio do robô, design; valores sociais (Core Value); e projeto de inovação, onde apresentam uma solução para um problema do seu entorno social. A Categoria Champions soma os pontos dos quatro critérios. Este ano, quatro escolas se classificaram para a etapa nacional, explicou Vinícius Mano, gerente de Educação Firjan SESI. Há ainda o prêmio de técnico, vencido por Vivian Nogueira, da Equipe Alpha – SESI Jacarepaguá, e os extraoficiais, de desempenho e parceria. Marcos Souza, coordenador nacional da FLL SESI, participou do evento.

Equipe Alpha

A equipe Alpha, SESI Jacarepaguá, recebeu os prêmios de Melhor Técnica e de Design de Robô. Ela desenvolveu um projeto, o JAC, Joystick Adaptado para os Pés, que pode atingir 5,4 milhões de portadores de deficiência nos membros superiores no Brasil. “Nosso console de games é mais acessível para baixa renda. Modelamos com contribuição de especialistas de educação física, design de produto e tecnologia. É uma caixa, revestida com velcro, onde as pessoas podem posicionar os botões onde quiserem para usar com os pés. O JAC quer levar o universo dos games para este público”, explicou Vivian, técnica da Alpha.

Unidade Móvel

A primeira unidade móvel da Firjan SESI Matemática foi lançada, em 5/12, durante evento com educadores da Rede SESI de todo o estado, na Escola SESI Tijuca. O novo equipamento foi projetado para rodar o estado do Rio, levando o conhecimento e a popularização da matemática para toda a comunidade escolar da rede pública e privada.

Durante o dia, a gerência de Educação Básica promoveu o 2º Seminário de Educação STEAM, que integra as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Humanidades e consciência ambiental.

Projeto da Fênix Robots, classificada para etapa nacional

O projeto desenvolvido pela equipe Fênix Robots, da Escola SESI São Gonçalo, cria inovações na prática da contação de histórias para crianças de 5 a 10 anos, que é a faixa etária ideal para se adquirir o gosto pela leitura, segundo estudos. O grupo criou o CHA (Contação de Histórias Animadas) com a Brownie, uma sábia coruja que vai mediar as atividades. E no final tem um lanchinho para as crianças.

“Percebemos que a solução para atrair a atenção das crianças era fazer uma história ambientada em nossa cidade! Então criamos uma Fênix que decide conhecer mais a sua cidade, São Gonçalo, e faz diversos amigos”, explica Micaella, integrante da equipe.

Com a ajuda de vários profissionais, como fotógrafos, ilustradores, contadores de histórias profissionais, figurinistas, arquitetos, e de muitas pesquisas foram identificados vários pontos de intervenções inovadoras para a prática de contação de histórias.

“Eles construíram um livro, no qual o leitor pode fazer a leitura normalmente, e as gravuras ‘saem’ dele e se viram para o ouvinte. Essa é a parte da inovação do projeto. É um livro pop up. Além de tratar com uma temática de inclusão, você democratiza e dinamiza mais essa leitura. Fico encantada de ver como os estudantes estão construindo competências a partir de experiências de vida. Até final de fevereiro, faremos os ajustes e acreditamos que vamos fazer excelente participação na etapa nacional em 2024”, destaca Marcília Picanço, coordenadora da Escola Firjan SESI São Gonçalo.

O cenário do livro é simples e ajuda na ambientação. A Brownie é a contadora de histórias com figurino específico. O projeto CHA com Brownie levou a contação de histórias para escolas, bibliotecas, orfanatos. Tudo termina com um lanche de chá e brownie. A motivação foram os hobbies dos membros da equipe: leitura e confecção de doces.


Premiação FLL RJ 2023

    Champions Awards (GERAL)

  • 1º FrancoDroid (Liceu Franco Brasileiro)
  • 2º TechnoZacca (Colégio Zacarias)
  • 3º Fênix Robots (Escola Firjan SESI São Gonçalo)
  • Vaga Escola Pública: RexTech (Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes)

    Suplentes:

  • Robot One (Escola Firjan SESI Tijuca)
  • Dragon Bots (Escola Firjan SESI Barra do Piraí)
  • Space Bots (Escola Firjan SESI Volta Redonda)

    Categoria Core Values:

  • Vencedora: Falcon Robots (Escola Firjan SESI Duque de Caxias)
  • Finalista: Robot Black (JELC)

    Categoria Projeto de Inovação

  • Vencedora: Benfica Street Ninjas (Escola Firjan SESI Benfica)
  • Finalista: Space Bots (Escola Firjan SESI Volta Redonda)

    Categoria Design do Robô

  • Vencedora: Alpha (Escola Firjan SESI Jacarepaguá)
  • Finalista: Dragon Bots (Escola Firjan SESI Barra do Piraí)

    Categoria Desafio do Robô

  • Vencedora: FrancoDroid (Liceu Franco Brasileiro)
  • Finalista: SESI Marvel (Escola Firjan SESI Maracanã)

    Técnico Destaque

  • Profª. Vivian Nogueira (Escola Firjan SESI Jacarepaguá)

    Prêmios Não Oficiais:

  • Equipe Parceira (eleita pelas equipes): RoboMac (Escola Firjan SESI Macaé)
  • Desempenho do Robô: Vencedora: FrancoDroid (Liceu Franco Brasileiro) Finalista: SESI Marvel (Escola Firjan SESI Maracanã)