Escolas da Firjan SESI promovem feiras para expor o aprendizado de alunos e professores - Escola Firjan SESI

Blog

O evento será aberto ao público com exposições a partir do dia 22/10 a 12/11



Nas próximas semanas, as Escolas Firjan SESI vão abrir suas portas para receber pais, amigos e pessoas que têm vontade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas comunidades escolares ao longo deste ano.

O evento vai acontecer em todas as escolas da rede e é aberto ao público. O objetivo da feira é mostrar o que os alunos e professores desenvolveram e aprenderam no decorrer desse ano letivo.

A seguir, você encontra mais informações sobre a Feira Escola Firjan SESI 2022 em cada uma das escolas. Venha nos conhecer!


Escola Firjan SESI Barra Mansa

DATA(S) DA FEIRA: 05/11/2022

TEMÁTICA: Ciências e Sustentabilidade

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Este evento vai ter stands por turmas, no qual será apresentado projetos voltados para o tema ‘’ciência e sustentabilidade’’. Durante o evento, vai ocorrer rodas de conversas com profissionais convidados.

DATA(S) DA FEIRA: 12/11/2022

TEMÁTICA: "Ciência e Tecnologia: o futuro está em nossas mãos?"

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: A partir do tema "Ciência e Tecnologia: o futuro está em nossas mãos?", foi dividido subtemas entre as turmas. Dentre eles, podemos destacar: os impactos da tecnologia e da ciência em nosso cotidiano e os possíveis desdobramentos que os estudos realizados pelos nossos alunos trarão para as comunidades em que estão inseridos.

Escola Firjan SESI Barra do Piraí

DATA(S) DA FEIRA: 22/10/2022

TEMÁTICA: FRIPIR - Festival de Robótica Interno de Barra do Piraí

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Este evento vai apresentar o Torneio de Robótica nos modelos da First Lego League (FLL). Todos os estudantes do Ensino Fundamental – 2º Segmento e do Ensino Médio e do Ensino Fundamental – 1º Segmento vão apresentar seus projetos de inovação em stands.

Escola Firjan SESI Benfica

DATA(S) DA FEIRA: 22/10/2022

TEMÁTICA: “Diálogos: Inovação e Humanização”

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Para manter um estudante engajado com seu curso e satisfeito com a instituição é preciso compreendê-lo e acolhê-lo, por meio da educação humanizada. Essa, por si, ajuda a reavaliar o método da educação para poder atender cada aluno em específico. Dessa forma, entendendo quais são as dificuldades de cada um, é capaz de oferecermos um acompanhamento eficaz a partir da educação. Quando implementamos esse conceito no aprendizado de nossos discentes, conseguimos ver diversos benefícios, tais como acolhimento; aumento do rendimento escolar; maior motivação em sala de aula; abertura para diálogos, interações e engajamento interdisciplinar. Nessa perspectiva, vamos utilizar práticas pedagógicas que abordam a interdisciplinaridade, estruturadas na relação entre teoria e prática vivenciadas no decorrer do ano letivo.

Escola Firjan SESI Duque de Caxias

DATA(S) DA FEIRA: 22/10/2022

TEMÁTICA: Circuito de Ideias

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: O evento consta com atividades ecléticas, que vão de temas desde reciclagem, pesquisa social, gastronomia e até mesmo robótica. São vários pontos a serem debatidos, por isso o nome Circuito de Ideias, que foram desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental 1 até o Médio.

Escola Firjan SESI Itaperuna

DATA(S) DA FEIRA: 22/10/2022

TEMÁTICA: Itaperuna na Rota da Agenda 2030

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: O tema central da nossa Feira Escola Firjan 2022 é Itaperuna na Rota da Agenda 2030. Os estudantes vão expor na Feira trabalhos desenvolvidos durante o semestre. A Feira ocorrerá nos espaços da Escola, em forma de rota. Além disso, nós iremos utilizar nossas salas educativas: Sala de Robótica, Sala Maker, Sala de Informática e Laboratório de Ciências. Os participantes da Feira são nossos estudantes da 1ª Etapa, 1º ano ao 5º ano, e da 2ª Etapa. 6º ano ao 9º ano. Os trabalhos desenvolvidos foram mediados pelas nossa Equipe de professores e nossa Equipe de apoio. A Agenda 2030 é um compromisso global assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil. Ela é coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e propõe a ação de governos, instituições, empresas e a sociedade em geral para o enfrentamento dos maiores desafios do mundo contemporâneo. O objetivo maior é erradicar a pobreza e gerar desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global.

Escola Firjan SESI Jacarepaguá

DATA(S) DA FEIRA: 22/10/2022.

TEMÁTICA: “Educação para o desenvolvimento sustentável”

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Esse evento vai abordar ações culturais e sociais que estimulam a sustentabilidade, a sensibilização, à mudança de comportamentos e a internalização de atitudes sustentáveis. Ou seja, incentivar a reflexão da comunidade escolar sob suas ações diárias com relação aos recursos que possuem e ao futuro que que queremos deixar para as próximas gerações.

Escola Firjan SESI Laranjeiras

DATA(S) DA FEIRA: 22/10/2022

TEMÁTICA: Ideias para Criar Novos Mundos

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Inspirado no livro de Ailton Krenak, nasceu o título ‘’Ideias para criar novos mundos’’, tema da feira de ciências e tecnologia do ano letivo de 2022. Ailton Krenak nos convida para o sonho como busca de alternativa para o reencontro das humanidades. Assim, diz ele, “quando eu sugeri que falaria do sonho e da terra, eu queria comunicar a vocês um lugar, uma prática que é percebida em diferentes culturas, em diferentes povos, de reconhecer essa instituição do sonho não como experiência cotidiana de dormir e sonhar, mas como exercício disciplinado de buscar no sonho as orientações para as nossas escolhas do dia a dia” (p. 51-52). A seguir, as exposições que farão parte da feira:

 · SESIFLIX: Apresentação de curtas com roteiro, gravação, produção e edição dos trabalhos de autoria dos alunos; 

 · Sala imersiva: Exposição de fotografias da área de linguagens. Tema: É preciso criar novos mundos”.; 

 · Apresentação de SLAM “É preciso criar novos mundos”; 

 · Painel informativo: Criar novos mundos através do combate ao racismo nos esportes com dados estatísticos e sugestões para mudança dessa realidade; 

 · Maquete: A casa para o novo mundo, construída coletivamente, articulando conhecimentos de física, química e Biologia:

 · Proposta de redução e reaproveitamento do lixo, construindo o protótipo de uma composteira automática que reduz 50% do lixo doméstico, alivia a demanda por aterros sanitários e evita a contaminação do solo e lenções freáticos – proposta que garante a sustentabilidade do novo mundo.

 · “Instalações” para demonstrar funções exponenciais através da geometria fractal. Os visitantes terão a experiência de criar outras estruturas seguindo desenhos sugeridos. 

 · Oficina de robôs: Construção dos robôs do novo mundo utilizando material reciclado.

Escola Firjan SESI Macaé

DATA(S) DA FEIRA: 22/10/2022

TEMÁTICA: A Internet das Coisas: O quê? Por quê? Para quem

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: As tecnologias vêm dominando o processo de aprendizagem e caminhando em paralelo para as transformações das tecnologias. Um dos desafios da educação contemporânea é a internet das coisas e sua aplicabilidade na educação, que a cada dia vem alcançando mais espaço dentro do contexto escolar e contribuindo para a formação integral do estudando. As salas de aula estão sendo invadidas pela inovação e pelas tecnologias, com esse olhar voltado para as transformações digitais os alunos da escola Firjan SESI Macaé desenvolveram, ao longo do ano letivo atividades, voltadas para a aplicabilidade da internet das coisas no contexto escolar e no cotidiano.

Escola Firjan SESI Maracanã

DATA(S) DA FEIRA: 22/10/22

TEMÁTICA: Viver, Entender e Respeitar – uma integração entre família, escola e conhecimento

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Nesta feira serão apresentadas atividades desenvolvidas durante o ano letivo, divididas por áreas de conhecimento, robótica, sala maker e itinerários. Todos os alunos vão apresentar seus projetos mostrando o caminho percorrido na construção. Os pais também participarão de oficinas (Maker e Robótica), vivenciando o que foi e ainda é aprendido no espaço escolar. Teremos também pré-estreia de alguns filmes do Projeto MaraCannes.

Escola Firjan SESI Nova Friburgo

DATA(S) DA FEIRA: 22/10/2022

Segmento: EF1 e EF2

TEMÁTICA: Sustentabilidade no planeta! A Escola Firjan SESI cuida da nossa escola e do planeta!

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Para o Ensino Fundamental os professores estão se baseando e aplicando o conceito STEAM. O conceito de educação por investigação vai permear essa Feira e cada turma terá uma abordagem de acordo com os conteúdos desenvolvidos ao longo do ano. (Alguns temas: Água, um bem precioso, para onde vai todo o lixo - coleta seletiva, energia - dia e noite - sustentabilidade e como inserir esse conceito no cotidiano e no mundo, como está o nosso planeta, etc.). Os alunos farão apresentações dos temas abordados, jogos e experiências para apresentar aos participantes.

Segmento: NEM e EMCT

TEMÁTICA: HACKSESI- ENERGIA QUE MOVE o MUNDO Buscar um problema ligado ao tema, de preferência do nosso município e propor uma solução baseada na ciência e tecnologia.

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Os alunos participarão do Hackathon com o tema energia. Na próxima semana, vai ter o lançamento do HackSESI, junto de palestras explicando sobre. Os projetos de inovação serão apresentados no dia 22/10. Os alunos já escolheram os grupos e já tem uma prévia do que será desenvolvido. As turmas do 3º ano do Ensino Médio participarão como coorganizadores do evento, monitores dos grupos e avaliadores dos projetos.

ESCOLA: Escola Firjan SESI Nova Iguaçu

DATA(S) DA FEIRA: 05/11/2022

TEMÁTICA: A Agenda 2023 para um viés sustentável: "atitudes cotidianas que impactam diretamente no consumo consciente de energia."

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Tendo como carro chefe a Pedagogia de Projetos, a Escola Firjan SESI Nova Iguaçu vai desenvolver ao longo do ano letivo de 2023, o tema gerador: A Agenda 2023 para um caminho sustentável: "atitudes cotidianas que impactam diretamente no consumo consciente de energia" desenvolvido desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, alinhado junto a pesquisa de campo do Projeto das Equipes de Robótica. Assim, a nossa Feira de Arte, Ciências e Tecnologias abraçará diversos conceitos relacionados ao tema energia, através de exposições de trabalhos dos estudantes, oficinas, arenas de ideias (com convidados especiais), o intuito é apresentar na feira o olhar desde a Educação Infantil através do lúdico e pesquisas, até o Ensino Médio, com atividades que envolvam todas as áreas do conhecimento, ressaltando a ciência em mínimos detalhes, passando pela arte e muita inovação. Uma das novidades, é que após a nossa escola ter alcançado o Vice lugar, na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, no LANÇAMENTO DE FOGUETE, foi presenteada com a visita do Planetário em nossa feira junto a Oficina de Foguetes, que promete aguçar a criatividade nos visitantes. A escola, através da Oficina Tecnológica, garanti a participação dos estudantes do Projeto de Robótica Gratuidade e contará com um espaço que permita O FAÇA VOCÊ MESMO! Mesas de Robóticas e Robôs, também farão parte, para que todos possam vivenciar e sentir a ROBÓTICA, atrelado ao tema principal, ENERGIA.

Escola Firjan SESI Petrópolis

DATA(S) DA FEIRA: 21 e 22/10/2022

TEMÁTICA: Feira das Nações, Festival de Artes e Poesia e Livros, um Novo Horizonte no Mundo da Imaginação e da Criatividade

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Pensando no quanto é importante manter os estudantes engajados com os seus estudos e a escola, decidimos por uma Feira que apresente as experiências de sala de aula, a partir dos diálogos entre inovação e humanização nas diversas áreas do conhecimento acadêmico. Nessa perspectiva, apresentaremos o trabalho realizado pelos Clubes e pelas linguagens da Robótica, pelas produções de todas as turmas do Ensino Médio, experienciadas no decorrer do ano letivo. Serão produções de construção coletiva, que os levaram a pensar e atuar a partir da abordagem STEAM. Numa liberdade de criação, fruto da autonomia e protagonismo muito próprios da Escola SESI que estamos construindo para essa juventude da contemporaneidade.

Escola Firjan SESI Resende

DATA(S) DA FEIRA: 10/11/2022

TEMÁTICA: Feira Escola Firjan SESI e UERJ Sem Muro

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: A UERJ SEM MUROS é um Evento que ocorre anualmente e representa o compromisso permanente de professores, alunos e funcionários técnico-administrativos em produzir resultados e socializar o patrimônio cultural, científico e tecnológico da universidade com aqueles a quem de fato o saber acadêmico se destina: escolas de todos os níveis, instituições públicas e privadas e indivíduos de todas as classes. É a democratização da ciência de forma prazerosa, instigante, criativa e reflexiva. Em 2022, a pedido da Faculdade de Tecnologia – FAT do Campus Regional de Resende, o evento UERJ sem muros acontece na Escola Firjan SESI Resende, junto à Feira Escola Firjan SESI, que explorará espaços de exposição de trabalhos por temáticas (ambiental, tecnológica e social), oficinas de todas as idades com experiências científicas, robótica, arte-maker, e contará com a participação do SENAI, com um espaço com a experimentação de cursos e tecnologias como FabLab e com a visitação de seus alunos.

Escola Firjan SESI São Gonçalo

DATA(S) DA FEIRA: 04/11/2022

TEMÁTICA: “Diálogos: Inovação e Humanização”

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Pensando no quanto é importante manter os estudantes engajados com os seus estudos e a escola, decidimos expor na Feira as experiências de sala de aula, a partir dos diálogos entre inovação e humanização nas diversas áreas do conhecimento acadêmico. Nessa perspectiva, apresentaremos o trabalho realizado pelos Clubes e pelas linguagens da robótica, produzidas por todas as turmas do Ensino Médio, experienciadas no decorrer do ano letivo. Serão produções de construção coletiva, que os levam a pensar e atuar a partir da abordagem STEAM. Numa liberdade de criação, fruto da autonomia e protagonismo da Escola SESI, que nós estamos construindo para essa juventude.

Escola Firjan SESI Tijuca

DATA(S) DA FEIRA: 29/10/2022

TEMÁTICA: Segurança Alimentar e Consciência Ecológica

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: A Primeira Feira de Ciências na modalidade presencial da Escola SESI Tijuca ocorrerá no dia 29 de outubro às 9h. A programação contará com exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos sob orientação dos professores sob a temática Segurança Alimentar. A mostra será realizada nos três andares da unidade e apresentará protótipos, projetos e resultados propostas de soluções no contexto da segurança alimentar.

Escola Firjan SESI Três Rios

DATA(S) DA FEIRA: 22/10/2022

TEMÁTICA: Experiência e Inovação: Integração de diferentes áreas do conhecimento em atividades cotidianas.

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: O evento será aberto com o projeto “Somos Gente”, uma atividade artística que envolve as artes cênicas, a música e poemas de autoria dos estudantes. Neste projeto estão envolvidos os professores das áreas de linguagens, projeto de vida, filosofia, sociologia e inglês. Na sequência, os pais e/ou responsáveis, juntamente com os estudantes e professores, vão se dirigir para os espaços onde os estudantes apresentarão seus protótipos, além de falarem sobre o processo de criação dos objetos. A equipe de robótica vai apresentar seus conhecimentos sobre programação e demonstração de uma competição de mesa com robôs, além de apresentar uma mão mecânica envolvendo os conhecimentos da área de física na perspectiva STEAM. Matemática, geografia e química vão expor o processo de fermentação dos alimentos, a produção de uma bandeja biodegradável em substituição as bandejas de isopor, além de um jogo baseado na tabela periódica. Com as atividades descritas acima, os estudantes são provocados a desenvolverem a pesquisa científica com o objetivo de ampliar o conhecimento produzido em sala de aula.

Escola Firjan SESI Volta Redonda

DATA(S) DA FEIRA: 19/11/2022

TEMÁTICA: Avanços Tecnológicos em 200 Anos de Independência

PEQUENO RESUMO DO QUE SERÁ O EVENTO: Neste evento, haverá um passeio no tempo, contando a história do desenvolvimento tecnológico e suas interfaces com as relações humanas, ao longo dos 200 anos da Independência do Brasil.