Escola Firjan SESI Brilha nas Competições Científicas - Escola Firjan SESI

A equipe desenvolveu um projeto revolucionário, o jogo "Lendas Matemáticas"

A matemática é mais do que apenas números e equações; é a linguagem do universo, uma ferramenta essencial para compreender o mundo que nos cerca. Reconhecendo sua importância e o desafio que representa para muitos estudantes, a Escola Firjan SESI Maracanã embarcou em uma jornada de inovação educacional.

Diante da necessidade de reverter a defasagem na aprendizagem de matemática, a equipe da Escola Firjan SESI Maracanã desenvolveu um projeto revolucionário: o jogo "Lendas Matemáticas". Este jogo de cartas, criativo e interativo, foi concebido como uma ferramenta didática para tornar o aprendizado da matemática mais acessível e divertido para os alunos do Ensino Médio. Nele, os estudantes são desafiados a resolver cálculos simples para utilizar poderes e habilidades nas partidas, estimulando assim o raciocínio lógico e a prática dos fundamentos matemáticos básicos, como soma, subtração, multiplicação e divisão.

O sucesso do projeto não passou despercebido. Após vencer a FECTI/RJ como o melhor projeto das Ciências Exatas, a equipe da Escola Firjan SESI Maracanã se destacou em outras competições de renome nacional e internacional.

A primeira delas é a Sapientia Olimpíada do Futuro, um evento inovador que atraiu a atenção de estudantes e educadores de todo o país. Com grande orgulho, informamos que a equipe da Escola Firjan SESI Maracanã foi selecionada para a final da competição, que será realizada em Foz do Iguaçu, entre os dias 7 e 10 de março de 2024. Esta olimpíada, que celebra a região do tríplice fronteira, é uma oportunidade única para os alunos apresentarem seus projetos diante de uma comissão avaliadora e competirem pelo reconhecimento e troféus de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

Além disso, a jornada de sucesso da Escola Firjan SESI Maracanã continua na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), um dos maiores eventos científicos do país. Desde 2003, a FEBRACE tem sido uma plataforma vital para o desenvolvimento do talento científico e tecnológico entre os jovens brasileiros. Este ano, a Escola Firjan SESI Maracanã está entre os finalistas selecionados para apresentar o projeto na mostra de projetos científicos e tecnológicos na Universidade de São Paulo, consolidando assim seu compromisso com a inovação e o saber investigativo.