Equipe de robótica da Firjan SESI, ROBO T'ONE, desenvolve protótipo - Escola Firjan SESI

Alunos participam da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT) e Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

A equipe de robótica ROBO T'ONE, formada por mais de 30 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, da Escola Firjan SESI Tijuca, participou no formato online da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). Pela primeira vez, os estudantes tiveram a oportunidade de ter contato com um CubSat, um tipo de satélite miniaturizado.

O projeto escolhido pelo grupo foi desenvolvido para testar a qualidade do ar do ambiente. Em um mês, a equipe elaborou o relatório do projeto, o feed de apresentação no Instagram e o protótipo. A ROBO T'ONE foi classificada para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), uma etapa estadual, que ocorreu no dia 27/08 no Colégio Militar. O grupo ganhou uma categoria surpresa, que premiava a dedicação da equipe durante a competição.

Priscila Bento, professora de humanas, robótica STEAM da Escola Firjan SESI Tijuca acredita que participar de uma competição independente do tamanho vai além de vencer. ''O que vale é o crescimento tanto interno quanto externo para a vida dos alunos. Além dos conceitos e dos conteúdos, eles aprendem a ter comprometimento e postura frente aos desafios e a pressão'', afirma a professora.

Uma das integrantes da equipe, Caroline Costa, do 3º ano do Ensino Médio, conta que entrou no mundo da robótica por curiosidade, para tentar entender como funcionava. “Faço parte do time desde o dia em que ele surgiu e acabei me apaixonando. A OBSAT foi uma das olimpíadas que eu participei relacionada a robótica. Foi uma experiência muito interessante, principalmente de desenvolver um projeto que ajuda a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, aponta a aluna.