Diversidade em Evidência apresenta a peça Traga-me a cabeça de Lima Barreto para os alunos das escolas Firjan SESI - Escola Firjan SESI

A atividade faz parte do Projeto Diversidade em Evidência da Divisão de Conteúdo da Educação Básica

No dia 30 de maio, o Teatro Firjan SESI Centro recebeu mais de 300 alunos das escolas Firjan SESI de Nova Iguaçu, Benfica, Maracanã, Laranjeiras, Tijuca e São Gonçalo para assistirem à peça “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”. A atividade faz parte do projeto Diversidade em Evidência da Divisão de Conteúdo da Educação Básica – DICEB.

O espetáculo mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça de Lima Barreto na década de 1930, conduzida por médicos eugenistas, defensores da higienização racial no Brasil, que tinham como propósito esclarecer “como um cérebro considerado inferior poderia ter produzido uma obra literária de porte, se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças tidas como superiores?”.

A partir do embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo, eugenia, sua obra não reconhecida, além de enfrentamentos políticos e literários de sua época. Ao final da apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa sobre os temas abordados com o ator Hilton Cobra e o Professor Dr. Osmar Filho. Na ocasião, eles puderam refletir e debater maneiras de traçar novos caminhos e avançar no trato da diversidade no seio social.

A realização das atividades foi um sucesso. A participação dos alunos se destacou em quantidade e qualidade, com intervenções sempre muito aguçadas e significativas, que mantiveram o debate em alto nível. Para muitos alunos, essa foi a primeira experiência em um teatro, o que reforça a importância da escola para desenvolvimento cultural e alimenta o comprometimento dos educadores envolvidos no evento.

A atividade foi fruto de uma ação conjunta entre a Cultura e a Educação, dois pilares que reúnem uma potência pedagógica capaz de despertar senso crítico e estimular o exercício da cidadania em crianças, adolescentes e jovens.