Dia Nacional da Matemática nas escolas - Escola Firjan SESI

A data faz menção ao nascimento do professor "Júlio César de Mello e Souza", mais conhecido por Malba Tahan

Em celebração ao dia da matemática, 6/5, as escolas Firjan SESI contaram com programações diferenciadas em cada unidade, que proporcionaram, entre outras, as seguintes habilidades: desenvolvimento do pensamento lógico-matemática, trabalho e o espírito coletivo entre os estudantes.

Em Nova Iguaçu, a equipe de matemática preparou um evento para estudantes do ensino médio com o objetivo de desmistificar a crença de que matemática não é para todos ou que é uma disciplina voltada apenas para fazer contas. O evento foi composto por mesas redondas e oficinas ministradas por professores de matemática convidados, estudantes da unidade e professores da unidade de outras áreas do conhecimento. O evento contou também com sessão expositiva de alguns materiais da arena Firjan SESI Matemática e trabalhos desenvolvidos pelos próprios estudantes. Foi uma manhã de muita diversão e aprendizagem para todos os presentes. Os registros de alguns desses momentos estão no Instagram do evento (@ematnig).

Na unidade de Friburgo, a professora Flávia Alves, fez com as turmas do primeiro ano do Ensino Médio, uma atividade relacionando matemática com português e literatura. Os alunos foram desafiados a criar Piemas matemáticos, que são poemas que utilizam elementos da matemática em sua composição. A palavra "Piema" é uma palavra-valise que une os termos "poema" e "pi". Alguns exemplos famosos de Piemas matemáticos incluem "O Homem de Néon" de Lewis Carroll e "Ode ao Pi", de James Joseph Sylvester.

A unidade de Laranjeira, teve jogos colaborativos que visam a possibilidade da aprendizagem por colaboração e não somente uma competição. Além disso, jogos intitulados como Matemática em Movimento, com a proposta de envolver movimento corporal e raciocínio lógico, como por exemplo, com a amarelinha africana. E com o Cine Sesi, com Tema “Mulheres na matemática”. Com o objetivo de apresentar mulheres brasileiras que contribuíram com o desenvolvimento da Matemática no Brasil relacionando com o filme “Estrelas além do tempo.

Em Itaperuna, o projeto “Menos preço, Mais Encantamento – Comércio”, foi explorado de forma única e interdisciplinar com as turmas da primeira etapa - Ensino Fundamental I, desenvolvido pela turma do 4º ano do Ensino Fundamental. O projeto tratou das relações de consumo e comércio, experiências reais de vendas e toda a sua estrutura. Com ele, os estudantes reflitam sobre como a sociedade se organiza, a importância de compreender o sistema monetário, calcular valores, ações de compra, venda e lucro, entre outras.

Desta forma, destacamos que na Área de Conhecimento Matemática, estabelecemos uma perspectiva plural da disciplina, percebendo-a não mais como “Matemática”, singular e maiúscula – com ares de universal, soberana, única e deslocada das realidades, das culturas e das diferenças sociais, culturais e históricas – mas como “matemáticas”, plural e minúscula – emprenhada de diferenças, atenta às práticas advindas de diferentes contextos, culturas e tempos, interessada em compreender a realidade, em desvendá-la, não apenas para escrevê-la em formato universal, mas para - por meio dos padrões, das formas e dos números - descobrir e entender as maneiras de interpretá-la e de intervir nela. Desse modo, conquistamos um ambiente onde a matemática não é mais um “bicho de sete cabeças”.