Cerimônia de encerramento do projeto: Cine Sesi - Escola Firjan SESI

A atividade teve início em agosto deste ano na Escola Firjan Sesi Laranjeiras

“And the oscar goes to…” Não foi exatamente com essa frase padrão do evento de premiação mais importante do cinema mundial que se deu o encerramento do projeto Cine SESI, no ultimo dia 14 de dezembro, na Escola SESI Laranjeiras. No entanto, o evento culminativo do projeto que teve início em agosto teve seus rituais dignos de uma premiação cinematográfica.

Realizado numa parceria entre a Divisão de Cultura e Arte – DICAE e a Divisão de Conteúdos da Educação Básica – DICEB, o Cine SESI consistiu nesse ano, num projeto piloto, que tem por objetivo desenvolver nos alunos um olhar crítico por meio da linguagem cinematográfica e a realização de oficinas sobre conceitos básicos de uma produção audiovisual. Ao final do projeto, os alunos produziram seus próprios curtas-metragens para compor uma mostra competitiva que foi avaliada por um júri técnico e por um júri popular, este último por meio de likes no Youtube. Ao todo foram oito curtas que foram votados entre os dias 6 e 13 de dezembro na plataforma de vídeos. (Clique aqui para assistir).

As categorias avaliadas foram: melhor roteiro, melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor filme, menção honrosa e melhor filme do júri popular. Após as votações, tivemos os seguintes filmes premiados:

Melhor roteiro: “Mais que futebol” – Emanuelle da Hora, Ian Moraes, Ana Luisa Sant’anna e Caio Costa

Melhor Direção de Arte: “Made in liminal” – Giovanna Costa, Sophia Moreira e Kauã Siena

Melhor fotografia: “Made in liminal” – Giovanna Costa, Sophia Moreira e Kauã Siena

Melhor filme: “Made in liminal” – Giovanna Costa, Sophia Moreira e Kauã Siena

Menção Honrosa: "Até quando viveremos assim?" – Lara Barreto, Samuel Alexandre, Nicolle Lucas, Alexandra Silva