Alunos do Projeto Math en Jeans visitam as instalações do Resende Futebol Clube - Escola Firjan SESI

O encontro contou com entrevistas e diversas discussões acerca dos interesses dos estudantes

Buscando fazer uma coleta de informações para as pesquisas em andamento do Projeto Math en Jeans, os grupos de alunos participantes do projeto das Escolas FIRJAN SESI Resende e Barra do Piraí fizeram uma visita ao Centro de Treinamento (CT) do Resende Futebol Clube, na data de 27 de fevereiro de 2023, na cidade de Resende no Estado do Rio de Janeiro. Junto dos estudantes, estavam a Professora Joyce Moraes Pereira da Unidade de Barra do Piraí e o Professor Rafael Costa Sampaio da Unidade de Resende, acompanhado de sua Diretora Ana Paula Lemos Oliveira.

Durante a tarde que passaram no CT, os alunos conheceram os ambientes de toda a infraestrutura de formação e apoio aos atletas, como: alojamentos, refeitório, auditório, academia, departamento médico e campos de futebol. No espaço, o clube possui as categorias de Sub-15, Sub-17, Sub-20, além do elenco de atletas profissionais, que disputa a primeira divisão do Campeonato Carioca e a Copa do Brasil.

Curiosos e buscando aproveitar ao máximo a oportunidade, os grupos tiveram a oportunidade de ter uma conversa com jovens atletas da equipe Sub-17 e ouviram um pouco das aspirações dos jogadores. No encerramento da visita, os alunos fizeram uma entrevista com um dos treinadores do clube e levantaram diversas questões sobre os aspectos abordados na elaboração do estudo e mostraram todo seu interesse no esporte que pesquisam.

Planejando os próximos passos do trabalho, os alunos seguem na tarefa de registro das informações e escrita de seus artigos para conclusão da pesquisa que tem como campo de estudo a estatística. No final do mês de março, os grupos pretendem se reunir novamente em Barra do Piraí para tratar dos aspectos finais e preparativos do congresso onde apresentarão sua produção.