Alunos da Firjan SESI unem duas datas e celebram o Día de Los Muertos e o Halloween - Escola Firjan SESI

A fim de unir dois importantes eventos culturais, estudantes trazem suas histórias

As professoras das disciplinas de Espanhol e Inglês da unidade Firjan SESI Maracanã uniram as culturas espanhola e inglesa a fim de celebrar dois eventos tradicionalíssimos para essas culturas e para o mundo, o Día de Los Muertos e o Halloween.

Día de Los Muertos teve sua origem na época pré-hispânica com os indígenas mexicanos, uma prática muito comum era conservar os crânios como troféus, mostrando-os durante rituais celebrando a morte e o renascimento. Os rituais aconteceram nesta civilização há pelo menos 3 mil anos. Ainda hoje as festividades são dedicadas aos parentes falecidos e às crianças, com uma celebração muito animada, que tem como objetivo, nestes dias, receber os espíritos dos mortos com agrados e alegria.

O Halloween, que também foi celebrado pelos alunos, tem mais de 3 mil anos de história. É oficialmente comemorado no dia 31 de outubro e remonta às tradições dos antigos celtas da Irlanda e da Escócia. As festividades têm origem no festival celta de Samhain e era uma homenagem ao “Rei dos mortos”.

O Dia das Bruxas, que conhecemos hoje, tomou forma entre 1500 e 1800, mas era uma tradição ainda europeia. Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a “Grande Fome”, um milhão de pessoas foram forçadas a migrar para os Estados Unidos, levando junto suas histórias e tradições.

Os alunos montaram murais em comemoração ao dia festejado com o objetivo de trazer e abordar as diferentes culturas ao redor do mundo.