Alunos da Escola Firjan SESI Maracanã participam de evento internacional - Escola Firjan SESI

Realizado em diversos locais do mundo, o Arduino Day desembarca no Rio de Janeiro para debater sobre temas atuais da tecnologia

De quarta a sexta-feira, 22 a 24/03, alunos da Escola Firjan SESI Maracanã marcaram presença em evento promovido pela equipe de robótica RedBone da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Internacionalmente conhecido, o Arduino Day é realizado em diversos locais do mundo, com o objetivo de reunir pessoas e compartilhar experiências a respeito do Arduino, uma plataforma de possibilita a criação eletrônica de forma mais acessível e barata.

A programação da chamada Arduino Week contou com palestras, oficinas e exposições sobre temas atuais da tecnologia, como robótica, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, automação residencial e comercial, entre outros. A ideia foi oferecer uma semana repleta de atividades para construir e apresentar projetos até mesmo para pessoas que não tem intimidade com a área de computação.

Os alunos da Escola Firjan SESI Maracanã apresentaram dois projetos: o “Scrinium”, um dispositivo inteligente para abertura de armários através de cartão por aproximação; e o “Hydro Flow”, aplicativo que faz uso do sensor de vazão para controlar o consumo e evitar o desperdício hídrico nas indústrias e nos ambientes domésticos. O convite para a participação veio de Gabriel Pinheiro de Lima, ex-aluno da Firjan SENAI SESI Maracanã e atualmente graduando em Ciência da Computação na UVA, o que encheu duplamente de orgulho a coordenadora de educação básica da unidade, Márcia Guedes.

“Foram dias de muitas experiências, pois além de apresentar alguns dos projetos desenvolvidos em parceria com o SENAI, nossos estudantes também ministraram oficinas de robótica. Uma oportunidade ímpar para desenvolvermos, ainda mais, a capacidade profissional de nossos alunos. É a Robótica da Escola Firjan Sesi Maracanã ultrapassando muros”, afirma Márcia.

Na Casa Firjan

No sábado, 25, a partir das 14h, acontece a 10º edição do Arduino Day chega ao Fab Lab da Casa Firjan. Gratuito, sem inscrição prévia e com vagas disponíveis de acordo com a ordem de chegada, o evento contará com exposição de projetos, oficina infantojuvenil de programação de robô, oficina para interação com o Chat GPT e roda de conversa sobre as tendências do mercado educacional e empresarial.