Alunos da Escola Firjan SESI Laranjeiras são campeões de torneio internacional de Robótica - Escola Firjan SESI

A equipe Laranjitos, formada por seis alunos do Centro de Referência em Cinema e Audiovisual da Escola Firjan SESI Laranjeiras, obteve a primeira colocação entre competidores do mundo inteiro da Liga CoderZ Pro 2003, um torneio de robótica virtual, que inclui disputa até com a inteligência artificial da plataforma. Para Joselaine Rampini, gerente de Operações dos Centros de Referência Firjan SESI, ao se tornarem campões mundiais, os alunos demonstraram não apenas conhecimento técnico de robótica, mas o desenvolvimento de habilidades comportamentais essenciais para a conquista do torneio.

“O Centro de Referência de Laranjeiras entra agora em seu terceiro ano e esses alunos vieram de colégios onde tinham pouco ou nenhum contato com robótica. É motivo de orgulho constatarmos o amadurecimento desse grupo. Além de aprender a programar, eles se organizaram para trabalhar em equipe, colaborar e aprimorar o pensamento estratégico, o que utilizarão em qualquer campo profissional futuro”, comentou Joselaine.

A equipe é integrada por Ana Carolina Marques Freire, Davi Fasuolo Evangelista, Gabriel de Oliveira Fontes, Joaquim Oliveira do Nascimento, Maria Eduarda Martinez Teles e Maria Isabel Albuquerque Ponte, que este ano cursarão o 2º ano do Ensino Médio. Outras 21 equipes da rede nacional SESI participaram da disputa.

Maria Isabel destacou que a competição possibilitou ao grupo se aprimorar em diferentes aspectos. “Tivemos tempo para dominar habilidades já desenvolvidas e nos dedicarmos a trabalhar mais com variáveis”, disse Maria Isabel.

A CoderZ League Pro é uma competição de robótica virtual cujos participantes praticam a codificação enquanto desenvolvem o pensamento computacional e a criatividade para a resolução de problemas. Antes de chegar à final contra a equipe canadense Aspiring Minds, os integrantes da Laranjitos competiram com adversários do mundo inteiro, explorando possibilidades na programação pela plataforma e buscando orientação de professores de disciplinas como Física e Matemática, empregando conceitos na disputa, cujo placar final evidenciou o preparo dos brasileiros: 820 pontos contra 220 obtidos pelos canadenses.