Alunos da Escola Firjan SESI Jacarepaguá arrecadam mais de 200 quilos de alimentos para doação - Escola Firjan SESI

Blog

A arrecadação de alimentos partiu dos próprios alunos, que além de Robótica, desenvolvem competências socioemocionais

equipe de robótica “Alpha Technology” conseguiu arrecadar mais de 200 quilos de alimentos não perecíveis. Esses foram doados para a Missão Amor que Cura, na Tijuca, que realiza ações sociais em comunidades e com pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro. A missão da instituição é levar amparo a quem mais precisa, onde houver necessidade. O time é formado por 15 estudantes do 1° ao 3° ano do Ensino Médio e por dois técnicos.

Alpha Technology participou pelo terceiro ano consecutivo de uma competição FIRST Tech Challenge (FTC), promovida pelo SESI – Departamento Nacional. Dentro desse torneio há diferentes categorias de avaliação, e os participantes precisam atuar em todas elas para maximizar a pontuação das equipes. Algumas delas são relacionadas diretamente ao ambiente técnico, à montagem e à programação de robôs. Outras buscam desenvolver competências socioemocionais, contribuindo para uma formação humana e integral dos estudantes. Desde o ano passado, o grupo faz ações de arrecadação para promover o time de robótica e ao mesmo tempo ajudar as pessoas que precisam.  

Johnnatan Schubert, é professor de matemática, robótica, maker, técnico da equipe Alpha Technology e foi responsável por orientar os alunos durante a distribuição dos alimentos feita no dia 15/08. “Esse ano a arrecadação partiu dos alunos. Eles gostaram tanto de fazer ações para o bem das pessoas, que eles que iniciaram todo o processo”, aponta o técnico do time.  

O estudante Paulo Vitor Gonçalves, do 3° ano Ensino Médio, é membro da Alpha Technology e foi um dos que teve a oportunidade de ir entregar os alimentos para a Missão Amor que Cura. “Foi muito interessante ver de perto o que estamos fazendo. Sair da nossa zona de conforto de só construir robôs na escola e ver novos ares me deixou bastante feliz”, ressalta Paulo. Já Ana Clara Joaquim, do 2° ano do Ensino Médio, faz parte da equipe de robótica há três anos e sempre fica satisfeita de ver tantas pessoas se mobilizando para ajudar as comunidades. “A doação gera um ótimo resultado, sempre melhor do que a gente espera. Vamos tornar essa prática uma ação anual e ajudar quem precisa.”

Reserva de vagas 2023

Cadastre-se e saiba mais