Alunos compõem haicais exaltando a ternura do amor materno - Escola Firjan SESI

Os haicais são textos poéticos de origem japonesa, confira como foram trabalhados na Escola Firjan SESI Petrópolis

Durante as aulas de redação do 8º ano, um dos gêneros textuais estudados são os haicais, que consistem em poemas curtos, compostos por apenas três versos, porém carregados de sentido e portadores de grande profundidade poética. Originalmente, os haicais remontam à cultura japonesa do século XVI, mas, atualmente, são escritos em todas as línguas. No Brasil, por exemplo, alguns representantes desta expressão poética são os escritores Paulo Leminski, Millôr Fernandes e Alice Ruiz.

Conhecendo este gênero poético, coube aos estudantes da Escola Firjan SESI Petrópolis o seguinte desafio, lançado pelo professor Mauricio: compor haicais expressivos sobre "o amor que uma mãe nutre por seu filho". Além dos lindos poemas que resultaram desta atividade, a experiência foi muito marcante para alguns alunos, o que é evidenciado pelos seguintes testemunhos:

“O haicai é um tipo de poesia muito bonita, que, com poucas palavras, pode expressar coisas inexplicáveis e sem tamanho! Foi um prazer escrever um poema para quem eu mais amo e considero e que só pensa no nosso bem. Eu gostei muito de falar de seu inexplicável e infinito amor de mãe.” (Davi Carreiro De Carvalho Penha)

“Gosto muito do haicai, por ele ser um poema curto, mas que consegue expressar grandes sentimentos. Por isso, foi uma experiência legal compor um poema, principalmente sobre um tema que já envolve grandes sentimentos!” (Cecília Barreto Muniz)

“Adorei aprender sobre este tipo de poema! Homenagear minha mãe, produzindo para ela um singelo haicai, foi muito legal! (Maria Clara Lacerda De Oliveira)