Aluna da Firjan SESI Laranjeiras garante segundo lugar em concurso de redação - Escola Firjan SESI

Blog

O texto concorreu com 14.954 estudantes, de 416 escolas


A aluna Emanuelle Cristina Marçal da Hora ficou em 2º lugar no Concurso de Redação da Abracopel sobre o tema “Eletricidade com segurança”. O texto, que obteve nota 10, concorreu com 14.954 inscritos e participação de 416 escolas. 

A professora Laís Viana conta um pouco como foi essa experiência: 

“A participação no Concurso Nacional ABRACOPEL de Redação, Desenho e Vídeo foi um grande desafio! Na Escola SESI Laranjeiras, por ser uma unidade nova, nós só temos alunos do 1º ano do Ensino Médio, e o tema Eletricidade com segurança exigia conhecimentos sobre conteúdos físicos que ainda não haviam sido trabalhados neste ano escolar. Portanto, o apoio e a orientação da professora Cristina Vianna, de física, foram fundamentais. Ela apresentou o tema para os alunos e os orientou na pesquisa para a produção dos textos e vídeos. Após essa primeira etapa, os estudantes produziram as redações e os roteiros, de acordo com a categoria de participação. Em seguida, os textos foram corrigidos por mim e pela professora de física e reescritos pelos alunos conforme nossas observações. Além disso, contamos com o suporte incondicional da pedagoga Dayana Pecly, com a organização do cronograma, disponibilização de recursos e, principalmente, com a volumosa inscrição dos alunos, já que todos da unidade participaram do concurso. Foi uma alegria imensa receber o resultado da Manu: segunda colocada na categoria Redação!” 

Emanuelle destaca a importância do concurso em sua formação escolar: 

"Minha experiência com a Abracopel foi algo que nunca tinha vivido antes. Mas graças à ajuda das nossas professoras Laís (de Produção Textual) e Cristina (de Física), consegui me sentir mais confiante para concluir o concurso. Elas nos deram total apoio e atenção tanto na hora do entendimento do tema, quanto na hora da produção do texto. Fiquei muito feliz em saber que minha redação ficou em uma posição tão boa, ainda mais porque adorei fazê-la e entender mais um pouco sobre os problemas envolvendo energia. Espero que venham mais concursos como esse!    Muito importante observar a importância que as professoras desenvolveram tanto no incentivo quanto na construção do texto. Todos os alunos da Escola Firjan SESI Laranjeiras participaram do concurso. A prática da escrita é a melhor maneira de ganhar segurança e domínio nas produções textuais." 

Parabéns à comunidade escolar de Laranjeiras!