A Escola Firjan SESI sediará a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Linguística - Escola Firjan SESI

Blog

São seis alunos da Escola Firjan SESI classificados, dentre 50 do estado do Rio de Janeiro



O primeiro ano de participação da Escola Firjan SESI contou com excelentes resultados. Foram 50 classificados em todo estado do Rio de Janeiro para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Linguística e, dentre esses, seis estudante da Firjan SESI estarão presentes na próxima etapa, Ivan Aguiar Valente, Maria Paula Nunes Rodrigues Souza Lima e Raquel Nascimento da Cunha são alguns dos nomes classificados. O próximo desafio ocorrerá na Escola Firjan SESI, na unidade da Tijuca, no dia 5/11 das 9h às 13h.

“Linguística? Como assim? Teríamos de conhecer outros idiomas? Muito difícil!” Essa foi a reação dos alunos do 2° ano da Escola Sesi Tijuca, quando ouviram falar da OBL (Olimpíada Brasileira de Linguística).  

Após desenvolverem colaborativamente nas aulas de Língua Portuguesa algumas questões anteriores da Olimpíada, os alunos perceberam que na realidade eram necessários apenas os conhecimentos de que eles já dispunham: conhecimentos gerais, intuição linguística e lógica matemática. 

A partir daí, muitos alunos se interessaram pela proposta e resolveram fazer a inscrição. 

A primeira fase foi de muita aprendizagem, pois os estudantes sentiram-se desafiados pelas questões. E, conforme a dificuldade, empenhavam-se cada vez mais.

Veja o texto coletivo que os alunos escreveram sobre a experiência:   

"Persistência. Sem dúvidas, essa palavra resume bem a experiência que nós, como alunos do 2° ano da escola Firjan Sesi Tijuca, tivemos nessa oportunidade inédita de participar de uma olimpíada de linguística. Nunca nem havíamos ouvido falar e ao conhecê-la, decidimos ao menos tentar!     Por mais que, de início, as questões parecessem impossíveis, foi essencial que a gente não desistisse. Isso só foi possível graças ao apoio dos nossos colegas e professores. Foi uma oportunidade de ouro, seja pela aprendizagem, seja pela superação! O que nos dá a certeza de que somos capazes de sermos ou alcançarmos tudo aquilo em que acreditamos ou queremos de verdade!’’