A escola como lugar de debates atuais - Escola Firjan SESI

Os alunos participaram de uma discussão sobre “cultura do cancelamento"

É dever da escola apresentar temas atuais tanto para a formação cidadã dos estudantes quanto para prepará-los para as avaliações internas e externas, principalmente para ensiná-los a argumentar sobre os temas propostos.

O professor Ramon Costa Ferreira, da unidade São Gonçalo, propôs o debate sobre “A cultura do cancelamento” que teve como estratégia a série Black Mirror com o episódio: “Queda livre”. O docente questiona: “Quantos seguidores você tem nas redes sociais? Qual a sua nota no Uber? Você tem medo de falar sobre assuntos polêmicos na internet ou no seu círculo de amizades?

O episódio “Queda Livre”, da série Black Mirror da Netflix, retrata uma sociedade distópica que a todo tempo se preocupa com a aparência e reputação, a vida real acaba se confundindo com um ambiente virtual permanente.

Após o episódio, os estudantes do 2° ano do Ensino Médio debateram sobre a busca incessante por aceitação, a cultura do cancelamento e as perguntas iniciais deste texto, que são recorrentes no mundo globalizado.

Amparar o aluno com atividades que vão além dos textos motivadores do ENEM para a produção textual é proposta dos professores de redação das escolas da Firjan SESI. Desta forma, na hora da dissertação, os estudantes se sentem melhor preparados para desenvolver os temas apresentados com argumentos que eles mesmos associam com a própria vivência.

Para David Cordeiro, aluno da Escola Firjan SESI São Gonçalo, o debate foi importante para debater a "cultura do cancelamento: “A aula foi muito interessante para refletirmos sobre um assunto que é tão atual: o cancelamento. Uma prática que tem feito com que muitas pessoas e, principalmente, os famosos deixem de dar opinião sincera sobre algo por medo de ser cancelado, visto que muitas vezes o aprendizado só vem com o erro. As pessoas que cancelam esquecem que também podem vir a ser cancelas, afinal todos erram."

As escolas da Firjan SESI querem participar das discussões que envolvem a comunidade escolar, tornem os estudantes capazes de produzir textos críticos, coerentes e coesos.