
Confira nossa playlist no YouTube
E aprenda com os imortais da Academia Brasileira de Letras e os(as) professores(as) da Escola Firjan SESI. Com aulas didáticas e participação especial de Ailton Krenak em um dos vídeos, os conteúdos oferecem reflexões e orientações que podem ajudar você a desenvolver sua própria obra literária.
A Humanidade e a Natureza: Reflexões sobre a Crise Climática
A crise climática é uma das maiores ameaças à sociedade atual, resultando de atividades humanas como o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes. Esses fatores intensificam o efeito estufa, elevando as temperaturas globais e provocando fenômenos como o derretimento das geleiras e eventos climáticos extremos.
Além dos impactos ambientais, a crise climática acentua desigualdades sociais, atingindo de forma desproporcional as populações mais vulneráveis, que enfrentam enchentes, secas e desastres naturais sem recursos adequados para lidar com esses desafios.
Diante dessa realidade, a temporada 2025 do Prêmio Rio de Letras propõe o tema “A Humanidade e a Natureza”, incentivando a produção de textos que promovam reflexões e ações em prol do meio ambiente e do combate às mudanças climáticas.
Entenda o projeto
O concurso contará com três modalidades textuais: Poesia, Crônica e Conto. Cada participante poderá submeter somente um trabalho, e para isso deverá escolher uma modalidade textual, seguindo o limite de caracteres abaixo.
• Poesia: até 2.000 caracteres.
• Crônica: até 3.000 caracteres.
• Conto: até 4.000 caracteres.
Veja como foi a primeira edição
Com o tema “Histórias de Diversidade”, a primeira edição do Prêmio Rio de Letras contou com mais de 235 textos avaliados e
mais de 50 estudantes premiados no teatro Riachuelo, no centro do Rio de Janeiro.
Saiba mais informações
Aqui você encontra os principais detalhes de como participar da temporada 2025 do prêmio.
-
Não, as inscrições estão encerradas.
-
Como forma de potencializar o envolvimento nas escolas e empresas, buscando ampliar as possibilidades de participação em cada uma delas, as inscrições serão feitas pelas instituições, e não pelos participantes.
- Escolas Firjan SESI
Estudantes do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio.
- Colégios Estaduais do Rio de Janeiro
Estudantes do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio.
- Trabalhadores da Indústria do Rio de Janeiro
Até 29 anos;
Entre 30 e 45 anos;
Maiores de 45 anos.
-
Os textos serão avaliados por uma comissão especial formada pelos membros da ABL, que irá considerar os seguintes critérios:
• Adequação Linguística
Utilização da linguagem apropriada e adequada ao gênero, respeitando a estrutura e convenções do contexto literário.
• Coerência e Coesão
Neste item é importante que o candidato mantenha a lógica de ideias propostas ao longo do texto e os elementos que relacionam frases e palavras.
• CriatividadeSerão avaliadas a originalidade e a inventividade do autor na abordagem do tema de acordo com o gênero escolhido, como: capacidade de construção de um texto com ideias autorais, utilização de recursos estilísticos únicos, elaboração de escrita envolvente que dispõe de situações imaginativas.
• Abordagem do Tema
Existem diferentes perspectivas sobre a diversidade. O candidato poderá abordar o tema de acordo com suas vivências e leituras.
• Estrutura TextualTextos de acordo com a modalidade textual escolhida. Poesia: texto em versos e/ou estrofes; Conto: texto narrativo; Crônica: reflexão de acontecimentos do cotidiano.
-
Os estudantes/trabalhadores da indústria que tiverem seus trabalhos classificados como primeiros colocados em cada subcategoria e modalidade textual ganharão um tablet, troféu e o Livro do Prêmio, e certificado da Academia Brasileira de Letras. Já os professores orientadores dos primeiros colocados receberão um dispositivo de leitura Kindle e o Livro do Prêmio.
Leia o edital completo e saiba mais da premiação no item 7 do documento.
Modelos para envio das obras literárias
Os trabalhos devem ser enviados em duas vias: uma com identificação e outra não identificada - esta última será enviada para a avaliação da ABL.
Quer dar uma olhadinha no livro do Prêmio Rio de Letras 2024?