Modelo educacional híbrido - Escola Firjan SESI

Modelo híbrido

Na Escola Firjan SESI, os pais e responsáveis de alunos podem optar pelo modelo presencialpara as aulas de seus filhos ou continuar com as aulas 100% on-line, como já estavam acontecendo.  Esse retorno foi liberado em alguns municípios, de acordo com várias orientações presentes nos decretos das Prefeituras e no decreto do Governo Estadual.  

A família que optar pela permanência do aluno no regime domiciliar continua com o acesso às aulas neste formato. As aulas continuam sendo ao vivo e, neste novo momento, serão transmitidas direto da sala de aula para os alunos que estiverem em casa. 

As aulas presenciais seguem sempre os protocolos recomendados pelos órgãos oficiais, quanto às medidas de prevenção à Covid-19.  Os decretos municipais determinam os protocolos a serem seguidos por cada escola. Por enquanto, laboratórios de ciências e de informática, salas de robótica e maker, salas de reunião, bibliotecas e auditórios não serão utilizados pelos alunos.

Cartilha de retorno às atividades presenciais

Veja os protocolos e orientações

Como escolher o  modelo presencial ou 100% on-line

A Escola entrará em contato via e-mail. Se o responsável optar por aulas presenciais e, posteriormente, resolver trocar para aulas 100% on-line, deverá informar à escola, podendo mudar a qualquer momento. Se a escolha for por aulas 100% on-line e, posteriormente, quiser trocar para as presenciais, a escola deverá ser comunicada para que agende uma data do retorno presencial.

Orientações que todos precisarão seguir nas escolas

Estamos sendo rigorosos na preparação de nossos ambientes para receber alunos, professores e funcionários. Todas as medidas de prevenção e segurança estão sendo tomadas. Higienização dos ambientes, distanciamento mínimo recomendado, número reduzido de alunos por sala e o uso obrigatório de máscara são apenas alguns dos nossos protocolos. Para isso, também é importante que os alunos sigam as orientações abaixo no dia a dia nas escolas. Clique aqui e acesse a cartilha de retorno às atividades presenciais e veja todas as informações.

  • É obrigatório o uso de máscara;
  • Todos que entrarem na unidade passarão pelo procedimento de aferição da temperatura, higienização dos calçados e mãos;
  • Recomenda-se manter os cabelos presos e não usar bijuterias ou adereços de metal;
  • Evitem contato entre as mãos, cabelo e rosto;
  • Todos deverão levar seus utensílios de uso pessoal: garrafa squeeze ou copo de plástico próprio para beberem água, álcool em gel pequeno para higienizarem as mãos e saco plástico para colocar objetos pessoais e/ou a serem descartados;
  • Os refeitórios estarão fechados. É recomendado que os alunos tragam seus próprios lanches ou alimentação, assim como talheres para seu uso pessoal, caso necessário.
  • Caso alunos e professores apresentem qualquer sintoma suspeito, eles não devem comparecer à escola.

*Importante: Os alunos com contraindicação médica, ou pertencentes ao grupo de risco (doenças como hipertensão, diabetes, doenças pulmonares crônicas, insuficiência renal, pessoas em rádio ou quimioterapia, portadores de neoplasia, obesidade grave, pessoas com uso de medicamentos imunossupressores), não deverão participar das atividades presenciais e permanecerão no regime domiciliar.
**As demais séries terão apenas aulas on-line. Serão 2 semanas de intervalo entre o início de cada fase, para que ambos os grupos vivenciem a experiência presencial, plenamente.
***Ensino Médio da Escola Firjan SESI com Curso Técnico da Firjan SENAI

Nossos cuidados e orientações para segurança e saúde de todos

Dúvidas

O retorno às aulas será dia 08 de março de 2021 para as escolas localizadas em municípios em que a volta é permitida, tanto pelo decreto municipal, quanto pela bandeira de monitoramento de COVID-19. Para as escolas que não iniciarem as atividades no dia 08 de março, pedimos que aguardem instruções de seus respectivos coordenadores.

A Escola Firjan SESI vai começar a adotar o modelo educacional híbrido. Esse retorno foi liberado em alguns municípios, de acordo com orientações presentes nos decretos das Prefeituras e no decreto do Governo Estadual.

São aulas que acontecem no modelo on-line e presencial, ocorrem em semanas e dias alternados dependendo do segmento do aluno. Para que o modelo híbrido funcione com segurança, haverá um rodízio entre os alunos que optarem por esta modalidade. Eles serão divididos em dois grupos. Além disso, o modelo híbrido será implementado em duas fases.

Os pais e responsáveis de alunos podem optar pelo modelo híbrido (presencial e on-line) para as aulas de seus filhos ou continuar com as aulas 100% on-line, através do formulário on-line enviado pela escola.

A família que optar pela permanência do aluno no regime domiciliar, continuará com o acesso às aulas neste formato. As aulas continuarão sendo ao vivo e, neste novo momento, serão transmitidas direto da sala de aula para os alunos que estiverem em casa e para os presentes no ambiente escolar.

Sim. Se o responsável optar por aulas presenciais e, posteriormente, resolver trocar para aulas 100% on-line, deverá informar à escola, podendo mudar a qualquer momento. Se a escolha for por aulas 100% on-line e, posteriormente, quiser trocar para as presenciais, a escola deverá ser comunicada para que agende uma data do retorno presencial.

FASE 1** FASE 2
8 de março 22 de março
1º ano do Ensino Médio e EBEP*** 3º ano do Ensino Médio e EBEP
2º ano do Ensino Médio e EBEP 2º ano do Ensino Fundamental
1º ano do Ensino Fundamental 4º ano do Ensino Fundamental
3º ano do Ensino Fundamental 6º ano do Ensino Fundamental
5º ano do Ensino Fundamental 8º ano do Ensino Fundamental
7º ano do Ensino Fundamental 9º ano do Ensino Fundamental
Todos os grupos Educação Infantil
Maracanã, São Gonçalo e Tijuca (oferecem apenas EBEP)

Além da divisão por fases, cada segmento de ensino terá seus próprios procedimentos de retorno. Na Educação Infantil, a escolha será por aulas 100% presenciais ou 100% on-line. No caso do Ensino Fundamental, a aula será no formato híbrido, transmitidas diretamente da sala de aula da turma, com rodízio semanal de dois grupos formados pelos alunos que optarem pelo retorno presencial. No Ensino Médio, os alunos poderão ir semanalmente à escola, mas em dois dias fixos, com o grupo de optantes pelo retorno presencial em dois grupos (um segunda e quarta-feira, outra terça e quinta-feira), com todos permanecendo on-line nas sextas-feiras. Os alunos cujos responsáveis optaram por permanecer com aulas on-line continuarão com as aulas neste formato. O objetivo, em todos os segmentos, é reduzir a quantidade de estudantes no ambiente da escola, respeitando os protocolos em prol da saúde de todos. Esses estudantes terão que seguir normas e orientações específicas no dia a dia das aulas.

Os alunos irão para a escola todos os dias, de segunda a sexta-feira, e as aulas serão sempre iniciadas uma hora mais tarde (em comparação ao horário adotado antes da pandemia). Enquanto estiverem na escola, os estudantes serão sempre divididos em dois grupos: enquanto um estiver no pátio, o outro estará em sala, para evitar aglomerações e cumprir as regras de distanciamento social.

Recomendamos que o aluno traga de casa seu lanche. A alimentação dos alunos de Educação Infantil será feita em sala, com higienização prévia das mãos no local.

Para que o modelo híbrido funcione com segurança, haverá um rodízio entre os alunos que optarem por esta modalidade. Eles serão divididos em dois grupos, com escala de revezamento semanal. As escolas entrarão em contato para informar de qual grupo o estudante fará parte.

Escala de revezamento
GRUPO 1 GRUPO 2
SEMANA 1 Aula presencial Aula on-line
SEMANA 2 Aula on-line Aula presencial

Os horários das aulas permanecerão os mesmos. Não haverá mudança nesse sentido, já que o horário das aulas, será o mesmo para cada grupo de alunos. No caso particular da Educação Infantil, é necessário o ajuste dos horários, para que tanto o atendimento às crianças que estiverem presencialmente quanto o atendimento às que estiverem de forma remota seja o melhor possível. Para as crianças pequenas, o modelo com transmissão da mesma aula não é viável.

A alimentação dos alunos de Ensino Fundamental ocorrerá nos recreios e será feita em sala de aula. Ressaltamos a importância de o aluno trazer seu lanche de casa.

Os horários das aulas permanecerão os mesmos. Não haverá mudança nesse sentido, já que o horário das aulas, será o mesmo para cada grupo de alunos. No caso particular da Educação Infantil, é necessário o ajuste dos horários, para que tanto o atendimento às crianças que estiverem presencialmente quanto o atendimento às que estiverem de forma remota seja o melhor possível. Para as crianças pequenas, o modelo com transmissão da mesma aula não é viável.

Para que o modelo híbrido funcione com segurança, os alunos que optarem por esta modalidade serão divididos em dois grupos fixos e haverá uma escala para aulas presenciais e on-line. As escolas entrarão em contato para avisar de qual grupo o estudante fará parte.

Escala de aulas
GRUPO 1 GRUPO 2
Segunda e quarta - aula presencial
Terça, quinta e sexta - aula on-line
Terça e quinta - aula presencial
Segunda, quarta e sexta - aula on-line

A alimentação dos alunos do Ensino Médio será feita em sala de aula. Recomendamos que os alunos tragam o lanche de casa.

O almoço dos alunos do EBEP será feito nos refeitórios, como todos os cuidados de distanciamento e higienização. Nos recreios, haverá rodízio de grupos para o uso das áreas ao ar livre.

Estamos sendo rigorosos na preparação de nossos ambientes para receber alunos, professores e funcionários. Todas as medidas de prevenção e segurança estão sendo tomadas. Higienização dos ambientes, distanciamento mínimo recomendado, número reduzido de alunos por sala e o uso obrigatório de máscara são apenas alguns dos nossos protocolos. Para isso, também é importante que os alunos sigam as orientações abaixo no dia a dia nas escolas. Portanto:

• É obrigatório o uso de máscara;

• Todos que entrarem na unidade passarão pelo procedimento de aferição da temperatura, higienização dos calçados e mãos;

• Recomenda-se manter os cabelos presos e não usar bijuterias ou adereços de metal;

• Evitem contato entre as mãos, cabelo e rosto;

• Todos deverão levar seus utensílios de uso pessoal: garrafa squeeze ou copo de plástico próprio para beberem água, álcool em gel pequeno para higienizarem as mãos e saco plástico para colocar objetos pessoais e/ou a serem descartados;

• É recomendado que os alunos tragam seus próprios lanches ou alimentação, assim como talheres para seu uso pessoal, caso necessário.

• Caso alunos e professores apresentem qualquer sintoma suspeito, eles não devem comparecer à escola.

Os alunos com contraindicação médica, ou pertencentes ao grupo de risco (doenças como hipertensão, diabetes, doenças pulmonares crônicas, insuficiência renal, pessoas em rádio ou quimioterapia, portadores de neoplasia, obesidade grave, pessoas com uso de medicamentos imunossupressores), não deverão participar das atividades presenciais e permanecerão no regime domiciliar.

Não. Por enquanto, laboratórios de ciências e de informática, salas de robótica e maker, salas de reunião, bibliotecas e auditórios não serão utilizados pelos alunos.

As aulas presenciais seguirão sempre os protocolos recomendados pelos órgãos oficiais, quanto às medidas de prevenção à Covid-19.


Ficou com alguma dúvida?

Ligue para a nossa central:

0800 0231 231** || 4002-0231***

Atendimento on-line de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Atendimento telefônico de segunda a sexta, das 9h às 18h.

**Ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio.
***Custo de ligação local.