Vencedores do Prêmio Mentalidade Marítima na FEBRACE participam de webinar - Escola Firjan SESI

O debate, promovido pela Marinha do Brasil, falou sobre o Dia do Meio Ambiente

A Escola Firjan SESI São Gonçalo, através dos ex-alunos Daniel Caruso e Rafaela Pessanha, participou do webinar “Navegando na década dos oceanos: O desafio de unir Tecnologia e Sustentabilidade”. O debate, promovido pela Marinha do Brasil, falou sobre o Dia do Meio Ambiente e o incentivo a pesquisa nesta área.

Os estudantes vencedores do Prêmio Mentalidade Marítima, na 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), foram convidados pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil. Além deles, participaram da transmissão: o Vice Almirante Alexandre Cursino, o Sr.Vilfredo Schurmann, do Instituo Kat Schurmann; Sra. Bianca Amorim do Instituto Ecológico Aqualung e o Professor Milton Araújo, do Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael e tendo como moderador Profº Ronaldo Christofolletti, da Unifesp.

Durante o webinar, os estudantes falaram sobre o desenvolvimento do projeto da EcoDraga, desde a sua concepção até o momento atual. E deram destaque a importância da Escola Firjan SESI São Gonçalo na trajetória deles e na busca por aprimoramento.  Para isso, o FabLab (laboratório de fabricação digital) da Firjan SENAI Barreto já foi disponibilizado para a construção do protótipo para teste na baia de Guanabara.

A Rafaela Pessanha ressaltou também o quanto se orgulha da pesquisa desenvolvida e que se vê influenciando outros jovens:  “É extremamente gratificante saber que a gente consegue fazer a diferença e inspirar muitos jovens da nossa idade, inclusive da nossa escola”, contou.