Trabalho de alunos da Firjan SESI é selecionado para o Colóquio Faetec - Escola Firjan SESI

O tema do trabalho é a Cultura Geek

O mês de maio terminou com uma importante conquista de um grupo de alunos da 2ª Série da Escola SESI Tijuca: seu trabalho sobre a “Cultura Geek” foi selecionado para o I Colóquio Faetec Professores-Pesquisadores: saberes da educação profissional e tecnológica, a ser realizado entre os dias 15 e 17 de junho, de forma virtual.

Orientados pelo professor de filosofia e sociologia da Escola SESI Tijuca, Daniel Mano, os alunos elaboraram um vídeo-pôster e um resumo expandido, nos quais apresentaram os objetivos, metodologias e resultados da pesquisa realizada sobre o tema. A ideia da pesquisa surgiu a partir de uma atividade em sala de aula, voltada a um dos temas centrais do currículo de sociologia na 2ª Série, o fenômeno da diversidade cultural existente em nossa sociedade.

A partir de suas experiências e do conhecimento de vida adquirido, professor e alunos buscaram aprofundar seus conhecimentos sobre os geeks, uma grande, acolhedora e tolerante comunidade, que vem ganhando mais e mais adeptos, especialmente entre os jovens, desde cedo acostumados ao universo digital, terreno fértil para o cultivo dos valores e da estética geek.

Ao longo desse trabalho, os alunos puderam perceber como temas aparentemente triviais e familiares podem se tornar objeto de estudo das ciências humanas, levando a descobertas e mudanças de perspectiva. Puderam, ainda, ganhar experiência com a pesquisa científica e suas principais regras de elaboração e comunicação.