Resenha com Arte oferece 160 vagas gratuitas para alunos de escolas públicas - Escola Firjan SESI

Blog

Projeto acontece nas cidades de Macaé, Itaperuna, Barra Mansa e Caxias

O projeto Resenha com Arte, que há dois anos se direcionou a 300 alunos das Escolas Firjan SESI com o objetivo de potencializar a criatividade através de experiências artísticas, abrirá 160 vagas com turmas exclusivas para quem estuda em escolas públicas das regiões de Barra Mansa, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé, nas especialidades de Desenho e Pintura, Arte Digital e Fotografia. Os cursos, gratuitos, manterão o formato on-line, e aceitarão inscrições no site da Escola Firjan SESI entre 24 de março e 03 de abril.

A nova vertente foi definida a partir da política de Cultura do SESI Nacional, que propõe ampliar cursos para a comunidade, explica Olga Acosta, especialista de Cultura da Firjan SESI, que está na coordenação das aulas para alunos externos.

Cada cidade terá 40 vagas para alunos externos, que deverão estar cursando o Ensino Médio em escolas públicas. A seleção dos alunos será feita por ordem de inscrição e as aulas terão início em 11 de abril. O formato virtual permite o contato dos inscritos com artistas de outras cidades, com diferentes vivências e visões de mundo. “Ao longo do curso são propostas diversas técnicas e reflexões, incentivando cada aluno a desenvolver o seu processo criativo, falando sobre suas inspirações e a intenção da obra artística. O tema deste ano será a importância histórica e os reflexos no mundo contemporâneo da Semana de Arte Moderna de 1922, levando o aluno a se conectar com diversas áreas de interesse, a partir dessa temática central”, acrescenta Olga.

O projeto tem o objetivo de utilizar a arte como disparadora do processo criativo, despertando habilidades que potencializem a formação humana pelo mergulho em diversas linguagens artísticas. “Nos últimos dois anos, o projeto permitiu que os alunos expressassem suas expectativas e suas visões de mundo, entendendo as possibilidades e interseções das artes com o universo do trabalho”, ressalta Olga.