Quando aprender pode ser divertido e motivador - Escola Firjan SESI

Alunos da Escola Firjan SESI Petrópolis participam de jogo de perguntas e respostas

Fim de bimestre é sinônimo de pressão para a conclusão de trabalhos e avaliações. E tudo isso somado ao difícil momento da pandemia deixa os alunos mais ansiosos e preocupados. Assim, visando deixar o aprendizado mais divertido e descontraído, a professora Rafaela Rabello – Escola Firjan Sesi Petrópolis – decidiu dar uma animada nas aulas das turmas dos 9º e dos 7º anos com o “jogo da revisão”.

Brincando com o estilo dos programas de televisão, os alunos foram divididos em equipes que se revezavam para rodar a roda criada através da ferramenta gratuita Word Wall (wordwall.net) e ver qual pergunta teriam que responder. Ao final, ganhava a equipe que respondesse mais perguntas corretamente.

Segundo a professora, a dinâmica da brincadeira é simples, mas excelente para rever os conteúdos antes das avaliações. “Em nenhum momento deixamos de nos focar nos conteúdos, tudo que foi trabalhado no bimestre estava presente na brincadeira na forma de perguntas rápidas e objetivas que deixaram a brincadeira bem dinâmica”.

A professora ainda destaca que o uso de jogos em sala de aula, a chamada gamificação: “uma excelente forma de engajar os alunos e melhorar o aprendizado, motivando-os para os estudos e tornando as aulas remotas mais interativas e interessantes, além de mexer com o espírito competitivo dos alunos”.