Projeto propõe uma viagem no tempo com as histórias do Sítio do Picapau Amarelo - Escola Firjan SESI

Foram desenvolvidas diversas atividades, inclusive roda de leitura com a participação de responsáveis de alunos

A prática da leitura estimula a criatividade, desenvolve a imaginação, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita e traz muitos outros benefícios. Um Projeto de Leitura, além dos benefícios mencionados, permite conhecer um pouco a visão dos estudantes sobre a realidade que estão enfrentando e acompanhar as suas estratégias, escolhas literárias e as respostas encontradas nas atividades, contribuindo também para o cultivo do hábito da leitura.

Sabendo disso, as professoras Luciana Couto e Thaise de Oliveira do 3º e 2º anos do Ensino Fundamental I, escolheram desenvolver um projeto a partir das obras de Monteiro Lobato devido às amplas possibilidades oferecidas para o desenvolvimento da imaginação, do faz de conta e do trabalho em diferentes áreas do conhecimento. Trabalhar as obras do escritor é vivenciar dentro da literatura infantil um mundo rico em cultura e mágico, com personagens que encantam a todos.

O Sítio do Picapau Amarelo é um clássico da literatura infantil brasileira, sendo o principal cenário das muitas histórias do autor, que ficou eternizado por seus personagens carismáticos e de fácil identificação com a nossa realidade, atravessando gerações. Durante o projeto, as turmas participaram de oficinas de leitura, cine pipoca com roda de conversa, leitura em família dentro do espaço da escola, desenvolveram produções textuais a partir da leitura dos livros, conheceram a biografia e os personagens da obra do autor, entre outras atividades.

O projeto contou com a contribuição e participação especial dos professores de Literatura do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, Renato Garbin e Bárbara Botas, das professoras de Educação Física e Artes Daniele Chagas e Aparecida Cavalcanti e dos Auxiliares de Apoio a Inclusão e Estagiários, Rennan de Carvalho, Michele, Igor da Silva, Greciane Nogueira, Lorena Gamboa, Brenda Marques e Marcelle Botelho.

Confira as imagens abaixo: