Projeto faz conexão com Dubai para preservar raízes brasileiras em crianças residentes no Exterior - Escola Firjan SESI

Escola Firjan SESI Petrópolis faz intercâmbio com crianças que participam do projeto Mala de Heranças

Preservar a língua, os costumes, a cultura e, principalmente, a identidade brasileira no coração e na mente dos brasileiros que moram no exterior. Esse é o objetivo do projeto Mala de Heranças, desenvolvido mundialmente, mas que agora ganha asas na Escola Firjan SESI em Petrópolis.

Estudantes de 9 e 10 anos participaram de um intercâmbio virtual com crianças brasileiras da mesma idade que moram em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na última semana. A iniciativa buscou a troca de conhecimentos e curiosidades entre os dois grupos como forma de estabelecer uma conexão entre quem vive o Brasil todos os dias e, quem está longe e tem saudade dele.

Segundo Fabiola Viana, professora da Escola Firjan SESI, o projeto pretende resgatar e preservar a língua materna das crianças que vivem no exterior. “As crianças passam a ter contato diário com outros idiomas. Assim, é uma forma de manter as raízes e ajudar as famílias de origem brasileira a transmitir de forma interessante a língua e a cultura brasileira para quem mora no exterior”, afirmou.

Em Dubai, a petropolitana Renata trabalha com filhos de brasileiros, contando história populares, fazendo leitura de títulos nacionais, brincadeiras, músicas e danças, como forma de fortalecer a identidade da criança com a sua própria língua e sua cultura, indo além do que a mãe ou o pai transmitam para ela.

Durante o encontro virtual, as crianças ouviram histórias dos dois lados e mataram a curiosidade sobre tipos de brincadeiras, dias e horários de aula, e questões religiosas como o Ramadã.

Novos encontros serão realizados ao longo do ano e o projeto será expandido para toda a escola.

A Mala de Herança nasceu na Alemanha, para estimular e fortalecer o vocabulário em português de crianças e famílias que vivem no exterior. Em um sentido amplo, o projeto une os participantes em torno de uma missão: o ensino do Português como Língua de Herança, por meio de uma literatura de qualidade textual, gramatical e de temas diversificados relacionados ao Brasil e ao país onde a iniciativa é criada.