Personagens saem das páginas de "O Cortiço" e ganham vida na aula de literatura - Escola Firjan SESI

Blog

A atividade foi proposta com o objetivo de internalizar o conhecimento adquirido no 3º bimestre

"A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”, assim como dito por Saramago, podem existir outras formas de se compreender a história e os fatos ocorridos em épocas distintas. Entretanto, a literatura, sem a menor sombra de dúvidas, sempre será uma das maneiras mais prazerosas! 

Os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Firjan SESI São Gonçalo concluíram a leitura do livro do 3º bimestre ("O Cortiço", de Aluísio de Azevedo) de uma forma diferente. Na aula de Literatura, o professor Ramon Costa dividiu os alunos em grupos, cada um ficou responsável por pesquisar um assunto (vestimentas, música, ambiente político, divisão social e comidas) e estabelecer relação com a obra e o período a que ela corresponde (Realismo/Naturalismo no Brasil). 

Dessa forma, internalizar os conhecimentos literários ficou bem mais leve. Para a aluna Aghata Brejeiro, da turma 157: "O trabalho foi muito divertido. Realizar uma proposta de trabalho bem variada, a leitura do livro e a apresentação dos trabalhos dessa maneira foi muito mais fácil."