Os Planetas e seus Segredos foi tema do projeto bimestral de turma do Ensino Fundamental - Escola Firjan SESI

Os alunos tiveram o desafio criar uma sonda espacial utilizando materiais diversos

“Por que se flutua na Lua? Qual a relação da Lua com as marés? A Lua tem cor? O que é um asteroide? Qual o tamanho dos planetas? Qual a distância entre os planetas? Qual o formato de uma estrela?” Esses são alguns dos questionamentos feitos pelos alunos do 4º ano, no projeto desenvolvido ao longo deste bimestre.

Nesse sentido, a interdisciplinaridade contribuiu bastante para muitas descobertas do grupo, pois as professoras Marcele (Física), Roberta (Geografia) e Mirian (Matemática) foram convidadas para tirar dúvidas e trazer ainda mais conhecimento para todos.

Partindo da leitura de uma reportagem sobre a sonda espacial que chegou recentemente a Marte, a turma teve como desafio criar, durante a oficina de educação tecnológica, uma sonda espacial, utilizando materiais diversos. Eles a nomearam e escolheram (ou mesmo criaram) um planeta para enviá-la. Antes, porém, foi preciso conhecer bem as características do planeta, para que a sonda pudesse realizar sua missão sem ser destruída.

Por fim, os estudantes tiveram, ainda, um momento durante a aula ao vivo para apresentar sua sonda espacial e sua missão no planeta, escolhido ou criado pelo próprio aluno. Assim, todos tiveram a oportunidade de conhecer os lindos trabalhos desenvolvidos pelos colegas de turma.