Novo projeto Esporte na Escola visa desenvolver habilidades comportamentais nas unidades Firjan SESI - Escola Firjan SESI

Os alunos poderão se inscrever em março nas aulas de vôlei, basquete e futsal gratuitamente

As Escolas Firjan SESI vão passar a oferecer esporte para o desenvolvimento de habilidades sócio comportamentais. O projeto Esporte na Escola terá exercícios complementares, sendo mais um diferencial da instituição, assim como é a robótica. “O maior ganho do projeto é desenvolver competências como empatia, espírito de equipe e estratégia, integrando-as ao desenvolvimento cognitivo e esportivo. Habilidades sociocomportamentais são fundamentais para o futuro do trabalho e a formação cidadã, sendo muito importantes para o relacionamento interpessoal, além de apoiar o jovem no seu desenvolvimento cognitivo”, ressalta o diretor executivo da Firjan SESI SENAI, Alexandre dos Reis.

Giovanni Lima, gerente de Educação Básica da instituição, destaca que, com o desenvolvimento das habilidades comportamentais, teremos crianças e jovens mais preparados para as atividades diárias no século XXI. “Os ganhos para os alunos incluem ter cuidados no relacionamento interpessoal, com controle das emoções; agir com disponibilidade para a escuta e a utilização do discurso de forma positiva; ter ponderação diante de processos de tomada de decisão; ser organizado individualmente, com gerenciamento do tempo de forma otimizada; e atuar de forma colaborativa. Tudo isso fundamentado em princípios relacionados à ética e a uma atuação empática”, explica.

Aulas de vôlei, basquete e futsal

As aulas de vôlei, basquete e futsal serão gratuitas; e a seleção dos alunos ocorrerá por meio de inscrição on-line, em março, por ordem de chegada. A proposta é atingir o Ensino Fundamental II e o 1º ano do Ensino Médio. Neste ano de 2022, o projeto será implantado nas unidades: Barra Mansa, Barra do Piraí, Friburgo, Resende e Volta Redonda, no interior fluminense; Benfica, Maracanã e Tijuca, na capital; e Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo, na Região Metropolitana

Qualquer aluno da escola Firjan SESI poderá participar do esporte escolhido, sem a necessidade de conhecimento prévio da modalidade inscrita. As turmas serão das faixas etárias Sub-13 (para atletas de 12 e 13 anos) e Sub-15 (14 e 15 anos). A frequência prevista é de dois treinos por semana, a partir de abril, no contraturno das aulas.

O combate ao sedentarismo e suas sequelas físicas e psicossociais está entre os principais benefícios para a saúde. “Quando o esporte é desenvolvido na infância existe maior probabilidade de permanência de hábitos saudáveis ao longo da vida”, acrescenta Alexandre dos Reis.

Além disso, a prática regular de um esporte aumenta a capacidade cognitiva do aluno, desenvolve a coordenação motora, combate a obesidade infantil, ensina a respeitar regras, prepara para lidar com frustrações e diminui o risco de doenças mentais, segundo Noélly Mercer, coordenadora de promoção da saúde.