Master Chef SESI - Escola Firjan SESI

Blog

Alunos da escola Firjan SESI aplicam conhecimentos de biologia e química na cozinha

A atividade escolar “Master Chef SESI” foi desenvolvida com objetivo de aplicar conceitos de Biologia e Química na criação de receitas. Foi sorteado um tipo de órgão vegetal para cada aluno (raiz, caule, folha, fruto e semente) e eles tiveram que, a partir desse resultado, escolher um vegetal e replicar ou inventar uma receita onde o ingrediente principal fosse esse órgão. O mais legal é que todo o processo era filmado e fotografado.

Durante a execução da receita, os alunos pesquisaram e falaram sobre as propriedades de cada alimento, a que órgão pertencia. Puderam também perceber as transformações químicas e físicas, tipos de misturas, além dos fatores que influenciam as reações como temperatura e área de contato, que influenciam diretamente no tempo de cozimento.

De forma descontraída e com criatividade, os alunos puderam aplicar o conhecimento aprendido durante as aulas. Além disso, demonstraram envolvimento com a atividade, interação com as famílias, organização e até a descoberta de novas habilidades.